Milhões do BNDES bancam crime ambiental na Amazônia

Ao todo, BNDES e John Deere financiaram R$ 28,6 milhões em maquinário para produtores com embargos em seu nome emitidos pelo Ibama

Milhões do BNDES bancam crime ambiental na Amazônia

Ednilson Maciel

Publicado em: 14/02/2022 às 10:17 | Atualizado em: 14/02/2022 às 10:17

Empréstimos milionários de dinheiro público feitos a fazendeiros pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) beneficiou a compra de tratores e outras máquinas agrícolas para crimes ambientais na Amazônia.

São fazendeiros que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagrou promovendo desmatando a Amazônia.

Segundo o Uol, além do BNDES, os empréstimos foram operados pelo banco John Deere, que é o braço financeiro da fabricante de máquinas que o controla e que vendeu os tratores.

Nesse sentido, ao todo, BNDES e John Deere financiaram R$ 28,6 milhões em maquinário para cinco produtores com embargos em seu nome emitidos pelo Ibama por desmatamento.

Conforme a publicação, o mapeamento feito pela Repórter Brasil, com base na plataforma de dados Florestas e Finanças, mostra ainda financiamentos para produtores que deram um calote no Ibama.

Por isso, Philip Fearnside, cientista do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia e vencedor do Nobel da Paz com a equipe do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas) em 2007, criticou:

“É dinheiro dos contribuintes para o agronegócio que está desmatando”.

Leia mais no Uol.

Leia mais

Desmatamento na Amazônia de 2021 é o maior dos últimos dez anos

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil