Militares e blindados reforçam fronteira no conflito Venezuela x Guiana
De Manaus, tropa e veículos seguiram para Boa Vista, em Roraima.

Ednilson Maciel
Publicado em: 03/02/2024 às 18:05 | Atualizado em: 03/02/2024 às 18:06
Militares e um comboio de caminhões e veículos blindados partiram de Manaus para a fronteira norte do Brasil ontem (2) para reforçar a presença do Exército na região.
Trata-se de uma resposta às tensões relacionadas à reivindicação da Venezuela sobre a região de Essequibo, na Guiana..
De acordo com a Folha/Uol, mais de 20 veículos chegaram à capital amazonense por transporte fluvial, e alguns partiram por estrada para Boa Vista, em Roraima.
Lá o efetivo local será aumentado para 600 soldados, segundo comunicado do Exército.
Desse modo, o grupo inclui seis blindados Cascavel, veículo brasileiro de seis eixos com um canhão de 37 mm; oito Guarani, veículo de transporte de pessoal; e 14 Guaicuru, um blindado leve de tração nas quatro rodas. Os blindados mais pesados foram transportados em caminhões-plataforma.
Porém , oficiais do Exército não explicitaram se os veículos ficariam em Boa Vista ou seriam deslocados a Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

Em suma, o transporte dos blindados ocorre após o regime de Nicolás Maduro reviver uma disputa histórica entre Venezuela e Guiana pelo controle do Essequibo.
Conforme a reportagem, o território guianense corresponde cerca de dois terços do país e é majoritariamente composto por mata fechada.
Leia mais em Folha/Uol.
Leia mais
Exército reforça Roraima com tropas e blindados do Sul e Centro-Oeste
Fotos: divulgação/CMA