Ministro diz ser otimista que licença ambiental da BR-319 saia neste ano
O ministro afirmou ao senador Plínio Valério (PSDB) que aguarda a licença prévia por parte do Ibama até dezembro

Iram Alfaia, da Redação do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 25/08/2021 às 21:00 | Atualizado em: 25/08/2021 às 21:38
Em uma visão otimista, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse esperar ainda neste ano a liberação da licença prévia para asfaltamento do trecho do meio (km 250 ao km 655) da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO).
O ministro afirmou ao senador Plínio Valério (PSDB), que foi recebido por ele nesta quarta-feira (25), que aguarda a licença prévia por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) até dezembro.
“A gente tem audiência pública em setembro, depois disso tem esse tempo de análise das contribuições e é o que falta para que o Ibama possa se manifestar em relação à licença. Eu estou otimista para que até o final do ano a gente possa ter licença prévia no trecho do meio da BR-319”, afirmou Tarcísio.
Ele ainda disse que a pasta está fazendo uma alocação de recursos ao projeto de lei orçamentário para gastar nas obras no ano que vem.
“A bancada do Amazonas tem sido muito parceira do governo federal com relação a alocação de recursos para essa obra que é importante e prioritária. Tenho certeza de que a aliança entre Executivo e Legislativo, nesse caso, será fundamental para a gente avançar”, disse o ministro.
Freitas também falou sobre as obras dos primeiros 52 quilômetros no trecho C (km 177,8 até o 250) já em execução. No local, estão sendo feitos bueiros para começar a terraplenagem dos primeiros quilômetros.
O senador amazonense saiu do encontro também otimista. “Toda vez que venho com o ministro saio com a esperança renovada. Tenho certeza de que a BR-319 sai. É uma questão de tempo agora”, disse.
Para ele, outro obstáculo são os chamados militantes ambientais e o Ministério Público Federal (MPF).
Soluções
Em audiência no Senado, o diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Luiz Guilherme Mello, disse que estão propostas soluções adequadas para a BR-319.
Entre as quais, a substituição das pontes de madeira por pontes de concreto, de forma a tirar a proximidade da água para evitar deterioração futura do pavimento e reduzir impactos ambientais.
“O Dnit tem uma limitação orçamentária muito forte, mas a BR-319 tem prioridade com orçamento previsto. Para o início das obras estão sendo atualizados os projetos da rodovia, assim como as documentações e exigências ambientais”, afirmou.
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Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil