Mortes por covid mais que dobram em 24 horas no Amazonas

Novo boletim sobre a doença no estado acrescenta dados de pacientes à espera de leitos, tanto na capital quanto no interior

Boletim da covid-19 traz novo aumento de mortes: 162 óbitos em 24h

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 05/01/2021 às 21:52 | Atualizado em: 06/01/2021 às 05:30

O Amazonas registra nesta terça-feira (5) uma triste marca na explosão da segunda onda da pandemia do coronavírus (covid-19).

O estado conta, em 24 horas, 30 óbitos pela doença. Além disso, há mais 16 mortes pelo coronavírus de datas anteriores que são confirmadas agora.

O número deste dia 5 é mais que o dobro de mortes registradas no dia anterior. Na segunda, o boletim registrou 14 óbitos.

O boletim de novo mostra também que as redes pública e particular de saúde seguem sofrendo alta pressão pelo aumento de casos confirmados e pacientes internados suspeitos.

Para se ter ideia, no boletim de hoje, o governo informa que 1.574 pessoas estão internadas ainda como suspeitas de estar contaminadas pelo vírus. Esse universo espera, portanto, exames confirmatórios.

No boletim anterior, o de segunda-feira, eram 1.508 pessoas nessa situação.

As hospitalizações de pessoas com casos confirmados também cresceram. Eram 735 pacientes no dia 4. Hoje, 738.

Ocupação em UTIs

A taxa de ocupação em toda a rede de assistência médica, pública e privada, incluindo unidades de saúde que passaram a atender Covid-19, em UTIs, já é de 88,66%.

A rede privada sofre a maior pressão. Praticamente, já não possui leitos de UTI. Quase 99% estão ocupados, 98,96%.

A rede pública, com incremento de oferta de leitos de UTIs, apresenta 81,63% na taxa de ocupação.

Outro dado divulgado nesta terça-feira que também chama atenção é o número de leitos de UTIs ocupados por crianças.

Da estrutura infantil ofertada, 73,77% está ocupada, sendo 50% nos hospitais públicos.

Na primeira onda, os dados infantis não se destacavam no boletim.

Leia mais

Pacientes na fila

Um dado novo foi acrescentado no boletim diário do governo e que mostra que as redes pública estadual e particular médica já entraram em colapso reconhecido.

Isso porque o documento traz um quadro mostrando a quantidade de pessoas acometidas pela covid que estão na fila por liberação de leitos clínicos e de UTI.

São 204 esperando leitos em todo o Amazonas, sendo 181 na capital e 23 no interior. Conforme a FVS, este boletim não tem os dados de 13 dos 61 municípios do estado.

Foto: Márcio James/Semcom