Mortes violentas no Amazonas crescem mais de 50%, diz deputado
Ricardo Nicolau também denuncia altas taxas nos homicídios de jovens, mulheres e indígenas

Diamantino Junior
Publicado em: 18/06/2022 às 12:54 | Atualizado em: 21/06/2022 às 11:37
De 2020 para o ano passado, em plena pandemia do coronavírus (covid), as mortes violentas explodiram no Amazonas. Chegaram a 52%, conforme dados do Fórum Nacional de Segurança Pública destacados pelo deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade), pré-candidato a governador.
Segundo ele, é uma escalada da violência no estado ano após ano. Essa foi a razão de ter pedido na Assembleia Legislativa intervenção federal na segurança pública no início deste ano.
Além disso, Nicolau também disse que os dados colocam o Amazonas com altas taxas de homicídios de jovens, mulheres e indígenas.
Leia mais
Crimes de mortes caem no país, mas no Amazonas crescem 54%
“Nos últimos três anos, o governo gastou quase seis bilhões de reais na segurança e, mesmo assim, o Amazonas segue na contramão do país com esse aumento de 52% das mortes violentas”.
De acordo com o deputado, os assassinatos de Dom Phillips e Bruno Pereira no Vale do Javari expõem mais esse problema da segurança pública.
E revelam a violência que também afeta os povos indígenas. Sete estados tiveram em 2019 taxas de homicídios indígenas maiores do que a taxa indígena nacional (20,4 por 100 mil habitantes). No Amazonas, a relação foi de 64/100 mil habitantes.
Conforme Nicolau, um dos problemas no estado é que a segurança pública ainda é feita como há 100 anos.
Deputado pediu intervenção no estado
O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), pré-candidato a governador, disse hoje (21) que vai pedir intervenção na segurança pública do Amazonas. O motivo apontado por ele é a divulgação de que o estado sofreu aumento de 54% nos crimes violentos de 2020 para 2021. Enquanto isso, o país registrou em 2021 o menor índice desde 2007.
Conforme Nicolau, o Amazonas foi o único estado a ter resultado negativo nos crimes contra a vida.
Para o deputado, isso é “inaceitável”, principalmente porque o Governo do Estado investe no setor. Segundo seus dados, foram destinados mais de R$ 160 milhões só no ano passado.
Dessa forma, falta de coragem e de planejamento do comando do sistema de segurança pública são razões que levam o Amazonas a esse resultado negativo.
“Vamos pedir intervenção federal para evitar que a situação piore. Todos os estados do Brasil apresentaram uma queda do número de homicídios e de mortes violentas. A única exceção foi o Amazonas. A pergunta é: se todos os outros estados conseguem combater a criminalidade, por que só o nosso estado não consegue?”.
Por exemplo, os crimes violentos considerados são homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
Como resultado, Nicolau prometeu fazer o pedido à Assembleia Legislativa (ALE-AM). Para que chegue à Presidência da República, o plenário precisará aprovar a ideia do deputado.
Foto: Marcelo Cadilhe/divulgação