Motoristas abusam e operação em Manaus flagra estacionamento irregular

Vários carros estacionados em cima de calçadas e em passeios públicos, prejudicando a circulação e colocando em risco a vida dos pedestres

Motoristas abusam e operação em Manaus flagra estacionamento irregular

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 17/02/2022 às 18:43 | Atualizado em: 18/02/2022 às 19:13

Garantir fluidez e manter a ordem no trânsito foi o objetivo da fiscalização realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, na manhã de hoje (17).

Sobretudo, a operação ocorreu nas zonas sul e leste da cidade. A fiscalização az parte da programação do órgão para oferecer trânsito seguro e prevenir acidentes.

Como resultado, os agentes notificaram 80 motoristas por estacionamento em locais proibidos.

“Estamos monitorando e fiscalizando a circulação de veículos em toda a cidade. É uma determinação do prefeito David Almeida para que possamos estar nas ruas realizando essas operações que vão garantir fluidez, segurança e, acima de tudo, trabalhar a prevenção de acidentes em nossas vias”, disse o vice-presidente de trânsito do instituto, Edson Leda.

Dessa forma, os agentes percorreram as ruas e avenidas do centro e constataram vários carros estacionados em cima de calçadas e em passeios públicos, prejudicando a circulação e colocando em risco a vida dos pedestres.

Por isso, a irregularidade rendeu aos motoristas 60 multas. Além disso, os agentes removeram sete veículos ao parqueamento do IMMU.

Na zona Leste da cidade, frequentemente o instituto recebe reclamações de pedestres que sentem dificuldades para circular nas calçadas da avenida Hilário Gurjão (conhecida como Fuxico).

Os agentes realizaram as abordagens, orientaram os motoristas a estacionar de maneira correta. Na ocasião, cerca de 20 veículos sofreram notificações.

Leia mais

Prefeitura lança pagamento de multa de trânsito em Manaus via pix

Outros pontos da cidade

Leda disse que operações como essa acontecerão em outros pontos da cidade.

“Queremos que o condutor cumpra com as leis de trânsito, para o benefício dele mesmo e também do pedestre. Por isso, realizaremos outras operações na cidade, sempre primeiro orientando, alertando o condutor para evitar serem autuados”.

O valor da multa é de R$ 191,54, além de o condutor perder cinco pontos na carteira. Estacionar na calçada representa uma infração grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fotos: divulgação / Semcom