O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) defendeu ontem (27) que a Amazônia precisa ser desmistificada e que é preciso combater a visão que o mundo tem sobre a região.
Segundo ele, há três grupos de interesse que pressionam o Brasil por sua política ambiental: a oposição, os produtores agrícolas europeus e os ativistas.
“Temos que desmistificar a questão da Amazônia e fazer entender que não existe uma só Amazônia”, disse Mourão.
Conforme Mourão, o dado do dia 26 de agosto mostra que até aquele dia existiam 24 mil focos de calor na região.
“Olha, minha gente, 24 mil focos de calor em 5 milhões de quilômetros quadrados significa que a cada 200 quilômetros quadrados você encontra um foco”, disse.
Leia mais
De acordo com Mourão, é “surreal a forma como isso é colocado para as pessoas, como se a floresta inteira estivesse pegando fogo”.
Mourão, que coordena o Conselho da Amazônia, afirmou que a estratégia do governo demonstra que não haverá tolerância à ilegalidade.
O vice-presidente opinou ainda sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM), deixando claro seu papel “fundamental” nas últimas décadas.
No entanto, ponderou que há “limite” e que no futuro, à medida que a região se desenvolver e integrar mais ao país, deverá haver um “desmame” dos incentivos fiscais.
Leia mais no UOL.
Foto: Romério Cunha/Presidência da República