MP-AM reĂºne inteligĂªncias do Brasil, Argentina, Peru e EUA

Objetivo Ă© promover a integraĂ§Ă£o das autoridades presentes, ampliando o combate ao crime organizado no Brasil e na AmĂ©rica Latina

MP-AM reĂºne inteligĂªncias do Brasil, Argentina, Peru e EUA

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 16/05/2024 Ă s 06:45 | Atualizado em: 16/05/2024 Ă s 06:47

O MinistĂ©rio PĂºblico do Estado do Amazonas (MP-AM) reĂºne hoje e amanhĂ£ (16 e 17) autoridades nacionais e internacionais no combate ao crime organizado.

Por exemplo, entre as quais representantes de países da América do Sul (Brasil, Argentina e Peru) e dos Estados Unidos.

Organizado pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), entidade pertencente ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG).

O evento visa promover o diĂ¡logo e a troca de experiĂªncias entre os especialistas, fortalecendo, assim, a cooperaĂ§Ă£o nacional e internacional no combate ao crime organizado.

No primeiro dia, serĂ£o discutidas propostas de integraĂ§Ă£o do GNCOC nas redes nacionais de enfrentamento ao crime organizado.

Entre os palestrantes confirmados, estĂ£o:

  • MĂ¡rio Sarrubbo, secretĂ¡rio nacional de Segurança PĂºblica;
  • Luiz Fernando CorrĂªa, diretor-geral da AgĂªncia Brasileira de InteligĂªncia (Abin);
  • Rodney da Silva, diretor de Operações Integradas e de InteligĂªncia do MinistĂ©rio da Justiça e Segurança PĂºblica;
  • e AndrĂ© de Albuquerque Garcia, secretĂ¡rio Nacional de PolĂ­ticas Penais da Secretaria Nacional de PolĂ­ticas Penais (Senappen) do MinistĂ©rio da Justiça e Segurança PĂºblica. 

JĂ¡ no segundo dia, o foco estarĂ¡ nas perspectivas internacionais do combate ao crime organizado.

A lista de palestrantes internacionais confirmados inclui:

  • Carlos Alberto del PiĂ©lago CĂ¡rdenas, juiz superior titular do Peru e presidente de la Primeira Sala Penal de Apelaciones de La Corte Superior de Justiça de Loreto;
  • e Christopher Kirk, agente especial do Serviço de Segurança DiplomĂ¡tica dos Estados Unidos.

O evento tambĂ©m contarĂ¡ com a participaĂ§Ă£o de representantes da Argentina, como Ricardo Toranzos, fiscal federal de Salta.

Leia mais a programaĂ§Ă£o comepleta:

Leia mais

AmazĂ´nia: MP-AM sedia encontro de combate ao crime organizado

Combate ao crime organizado

O procurador-geral de Justiça (PGJ) do Amazonas, Alberto Nascimento, presidente do GNCOC, reforça a intenĂ§Ă£o do encontro, cujo objetivo Ă© promover a integraĂ§Ă£o das autoridades presentes, ampliando o combate ao crime organizado no Brasil e na AmĂ©rica Latina.

É com alegria que vamos receber no nosso Estado essas grandes mentes no combate ao crime organizado brasileiro e internacional, de modo a ampliar o diĂ¡logo, para juntos expandirmos estratĂ©gias na eliminaĂ§Ă£o dessas organizações criminosas, com ações inteligentes e integradas, afirmou o presidente.

AlĂ©m do PGJ do Amazonas, o encontro reunirĂ¡ demais procuradores-gerais de Justiça do MinistĂ©rio PĂºblico brasileiros e representantes de todos os Grupos de AtuaĂ§Ă£o Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECOs) do paĂ­s, assim como conselheiros e nĂºcleos de inteligĂªncia das instituições.

Foto: divulgaĂ§Ă£o