MP-AM reúne inteligências do Brasil, Argentina, Peru e EUA

Objetivo é promover a integração das autoridades presentes, ampliando o combate ao crime organizado no Brasil e na América Latina

MP-AM reúne inteligências do Brasil, Argentina, Peru e EUA

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 16/05/2024 às 06:45 | Atualizado em: 16/05/2024 às 06:47

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) reúne hoje e amanhã (16 e 17) autoridades nacionais e internacionais no combate ao crime organizado.

Por exemplo, entre as quais representantes de países da América do Sul (Brasil, Argentina e Peru) e dos Estados Unidos.

Organizado pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), entidade pertencente ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG).

O evento visa promover o diálogo e a troca de experiências entre os especialistas, fortalecendo, assim, a cooperação nacional e internacional no combate ao crime organizado.

No primeiro dia, serão discutidas propostas de integração do GNCOC nas redes nacionais de enfrentamento ao crime organizado.

Entre os palestrantes confirmados, estão:

  • Mário Sarrubbo, secretário nacional de Segurança Pública;
  • Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Rodney da Silva, diretor de Operações Integradas e de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública;
  • e André de Albuquerque Garcia, secretário Nacional de Políticas Penais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Já no segundo dia, o foco estará nas perspectivas internacionais do combate ao crime organizado.

A lista de palestrantes internacionais confirmados inclui:

  • Carlos Alberto del Piélago Cárdenas, juiz superior titular do Peru e presidente de la Primeira Sala Penal de Apelaciones de La Corte Superior de Justiça de Loreto;
  • e Christopher Kirk, agente especial do Serviço de Segurança Diplomática dos Estados Unidos.

O evento também contará com a participação de representantes da Argentina, como Ricardo Toranzos, fiscal federal de Salta.

Leia mais a programação comepleta:

Leia mais

Amazônia: MP-AM sedia encontro de combate ao crime organizado

Combate ao crime organizado

O procurador-geral de Justiça (PGJ) do Amazonas, Alberto Nascimento, presidente do GNCOC, reforça a intenção do encontro, cujo objetivo é promover a integração das autoridades presentes, ampliando o combate ao crime organizado no Brasil e na América Latina.

É com alegria que vamos receber no nosso Estado essas grandes mentes no combate ao crime organizado brasileiro e internacional, de modo a ampliar o diálogo, para juntos expandirmos estratégias na eliminação dessas organizações criminosas, com ações inteligentes e integradas, afirmou o presidente.

Além do PGJ do Amazonas, o encontro reunirá demais procuradores-gerais de Justiça do Ministério Público brasileiros e representantes de todos os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECOs) do país, assim como conselheiros e núcleos de inteligência das instituições.

Foto: divulgação