MunicĂ­pios da BR-319 no AM tiveram queda no desmatamento

Monitoramento aponta que dos 13 municĂ­pios sob influĂªncia da rodovia federal, 12 registraram queda no desmatamento em abril deste ano

Gabriel Ferreira da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 07/06/2023 Ă s 12:54 | Atualizado em: 07/06/2023 Ă s 12:55

Em abril de 2023, os 13 municĂ­pios sob influĂªncia da BR-319, que liga Manaus-AM a Porto Velho-RO, registraram queda num total de 73% no desmatamento em relaĂ§Ă£o ao mesmo mĂªs do ano passado.

Segundo os dados do monitoramento do ObservatĂ³rio da BR-319, do total de municĂ­pios, apenas Borba apresentou aumento no desmatamento, com 23%.

Por outro lado, Beruri registrou desmatamento zero em comparaĂ§Ă£o a abril de 2022.

Ainda no Amazonas, mesmo figurando entre no ranking dos 10 municĂ­pios mais desmatados da AmazĂ´nia Legal em abril deste ano, apresentaram reduĂ§Ă£o, Canutama (45%), LĂ¡brea (80%) e ManicorĂ© (79%).

A capital de RondĂ´nia, Porto Velho tambĂ©m teve registro de reduĂ§Ă£o com percentual de 67%.

No entanto, de forma geral, o nĂ­vel de desmatamento ainda Ă© muito alto para Porto Velho, Canutama e LĂ¡brea, no Amazonas, pois esses trĂªs municĂ­pios ultrapassaram mais de 2 mil hectares desmatados somente neste mĂªs. 

Confira o quadro:

Fonte: ObservatĂ³rio da BR-319

Leia mais

BR-319 e foz do Amazonas: licença nĂ£o sai na caneta, diz Ibama

Foto: Wikimedia Commons