Municípios do AM terão veículos, barcos e drones para combater desmatamento
Esses municípios estão entre os 70 na Amazônia que receberão investimentos do governo federal.

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 25/03/2025 às 17:02 | Atualizado em: 25/03/2025 às 17:02
Os municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Itapiranga, Lábrea, Manaus, Manicoré, Maués e Novo Aripuanã vão receber estruturas como veículos, embarcações, computadores e drones para ajudar no combate ao desmatamento.
Eles estão entre os 70 municípios na Amazônia onde o governo federal investirá nos chamados Escritórios Municipais de Governança.
O objetivo é qualificar as equipes locais para atuarem de forma mais eficiente no combate ao desmatamento e à degradação florestal e na promoção de práticas sustentáveis.
“O acordo é um passo importante para equipar adequadamente os municípios no combate ao desmatamento”, afirmou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, no ato de assinatura do acordo, na semana passada, em Brasília.
De acordo com a pasta do Meio Ambiente, o acordo busca reforçar a trajetória de queda do desmatamento na Amazônia, acentuada a partir de 2023.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no último ano, de agosto de 2023 a julho de 2024, a diminuição foi de 30,63% em relação ao período anterior. É o maior declínio percentual em 15 anos.
Com base nos dados Inpe, o BNC Amazonas apurou que o desmatamento no Amazonas caiu drasticamente em fevereiro passado, quando foram registrados 11 Km² de área derrubada.
Ou seja, houve uma queda de 70% de áreas desmatadas em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram derrubados 35,83 Km².
A redução do desmatamento no Amazonas foi maior que em toda a Amazônia Legal, onde, no mesmo período, foram registrados 81 km² de áreas desmatadas, uma queda de 64,26% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram detectados 226,51 km² de desmatamento.
O Inpe diz que os alertas de desmatamento na Amazônia Legal atingiram o menor índice para o mês de fevereiro.
Foto: divulgação