Na Amazônia, mortes violentas são 45% mais altas que média nacional

A violência é generalizada.

Na Amazônia, mortes violentas são 45% mais altas que média nacional

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas*

Publicado em: 03/12/2023 às 14:07 | Atualizado em: 05/12/2023 às 11:19

Na Amazônia, taxa de mortes violentas é 45% mais alta que a média nacional. No ano passado, o Brasil registrou cerca de 23 mortes violentas intencionais, para cada grupo de 100 mil habitantes.

Segundo a Agência Brasil, já na região da Amazônia Legal, foram quase 34 mortes para cada por 100 mil. Uma taxa 45% mais alta.

Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Instituto Mãe Crioula, a partir dos números informados pelas secretarias estaduais de Segurança Pública e do IBGE.

A violência é generalizada. Todos os crimes tiveram resultados piores na Amazônia que no restante do país: homicídios, feminicídios, homicídios contra indígenas, estupros e registros de armas.

Nas áreas consideradas urbanas, a diferença é ainda maior, com índices de violência 52% acima das cidades do restante do país.

A taxa de feminicídio nos municípios amazônicos é mais de 30% superior que a média nacional.

Somados aos casos de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, o índice fica 34% acima da violência contra mulheres registrada no país.

Leia mais

Facções criminosas

De acordo com o relatório, cerca de 1/3 dos moradores da Amazônia Legal vive em áreas conflagradas pela disputa de facções criminosas e isso tem relação com a ampliação da população carcerária.

Em dez anos, a taxa de pessoas privadas de liberdade na Amazônia Legal cresceu 67%, enquanto a média nacional o crescimento foi de 43%.

Segundo o levantamento, o desmatamento, conflitos fundiários, a mineração ilegal e a disseminação de facções criminosas que atuam especialmente no narcotráfico explicam o aumento da violência .

Em suma, isso acontece há cerca de uma década e ameaçam especialmente povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

*Com informações da Agência Brasil.

Leia mais

Com Bolsonaro, mortes por conflito agrário triplicam na Amazônia

Amazônia: Manaus é centro da atuação de facções criminosas do tráfico de drogas

Foto: divulgação/Polícia Federal