Nível de abertura das comportas de Balbina será elevado atingindo ramal

Comunicado foi feito por vídeo pelo gerente da hidrelétrica e secretário municipal de defesa civil

Balbina Presidente Figueiredo

Ferreira Gabriel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 11/04/2022 às 21:22 | Atualizado em: 11/04/2022 às 21:22

“As comportas de Balbina sempre estiveram abertas”. É o que afirmou Milton Pereira, gerente da Usina Hidrelétrica de Balbina, de Presidente Figueiredo nesta segunda-feira (11).

Com risco de rompimento da barragem, a medida adotada pela Eletronorte é de aumentar o nível de abertura das comportas da hidrelétrica.

No entanto, a medida deixa moradores do ramal da Morena, situado nas proximidades da usina, em estado de tensão com o risco de rompimento da barragem devido o nível elevado do rio Uatumã. Além disso, a abertura das comportas também deixará plantações e casas inundadas.

A partir disso, o secretário municipal de Defesa Civil informou que moradores deixam suas casas até das 12h desta terça-feira (12), “que a gente vai dar pronto apoio para retornarem pra suas residências”.

“A defesa civil vai continuar monitorando e informando diariamente da elevação do nível do rio”, disse.

Na tarde de hoje, após o comunicado da empresa que administra a hidrelétrica , o juiz de direito Roger Luiz Paz de Almeida, titular da comarca de Presidente Figueiredo deferiu liminar impedindo a abertura do novo nível de comportas.

Veja vídeo:

Leia mais

Medo em Balbina! Comportas da hidrelétrica terão que ser abertas

Foto: Divulgação

Tags