Noruega quer financiar agricultura de baixa emissão de carbono no AM
Noruega e Amazonas discutem financiamento para agricultura sustentável.

Diamantino Junior
Publicado em: 21/02/2024 às 19:26 | Atualizado em: 21/02/2024 às 19:57
O Governo do Amazonas iniciou tratativas para receber da Noruega financiamento internacional de atividades agrícolas de baixo impacto ambiental, principalmente no interior do estado.
Nesta quarta-feira (21/2), o vice-governador Tadeu de Souza tratou do assunto com dirigentes da Abler Nordic, uma instituição financeira público-privada da Noruega.
De acordo com Souza, as políticas ambientais do estado estão em sintonia com os projetos impulsionados pelo fundo norueguês em outros países em desenvolvimento.
A proposta, portanto, é oferecer a produtores rurais linhas de financiamento para iniciativas de desenvolvimento sustentável e atividades econômicas com baixa emissão de gases do efeito estufa.
Leia mais
Fundo Amazônia: Noruega anuncia aporte de mais R$ 245 milhões
“Trata-se de um fundo de financiamento que quer aportar operações dentro da Amazônia e nos procurou para disponibilizar várias linhas de créditos de financiamento, principalmente, ligadas ao crédito de carbono, desenvolvimento e expansão de cadeias produtivas ligadas ao ativo da floresta. Tudo isso ‘casa’ com ações já executadas pelo Idam, Sepror e a Sema, por exemplo, nas unidades de conservação”.
Ainda conforme o vice-governador, a agenda internacional cumprida pelo governador Wilson Lima, apresentando as potencialidades do estado mundo afora, abre caminho para que mais instituições estrangeiras direcionem investimentos para o Amazonas.
Após a reunião, Souza fez o encaminhamento para que órgãos estaduais, como a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), possam dar andamento à discussão de possíveis projetos em parceria com o fundo europeu.
Foto: Ricardo Machado/Secom