O município de Novo Airão, a 115 quilômetros de Manaus, tem se destacado no mapa do turismo nacional e já é uma referência em eventos desportivos de natureza no país.
O município vive uma realidade de investimentos em infraestrutura e geração de renda, com base no turismo sustentável, e se prepara para um futuro promissor.
A cidade que já atraiu artista como Milton Nascimento, atores como Reinaldo Gianecchini, Mateus Solano, Camila Queiroz, Klebber Toledo, entre outros, tem 85% do seu território de áreas protegidas, fato que para alguns poderia ser um impedimento ao desenvolvimento.
Mas ao contrário, Novo Airão tem crescido e despertado a atenção pelo turismo sustentável, inclusive, do Governo Federal, que escolheu a cidade como uma das duas da região Norte, para integrar a Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes Brasil.
Em outras palavras, Novo Airão seguiu à risca a frase “do limão, uma limonada” e potencializa sua vocação para o ecoturismo associada à proteção da biodiversidade da região.
Contudo, embora popular pela oportunidade de interação com o boto cor-de-rosa, hotéis de selva e praias extraordinárias, Novo Airão tem trabalhado no desafio de diversificar seus atrativos turísticos, conforme explica a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Suzianne Oliveira.
“Hoje a principal proposta do turismo de Novo Airão é proporcionar uma experiência no turismo de natureza. Aproveitar todo esse potencial. Já que 85% do município são unidades de conservação, não resta muita oportunidade econômica a não ser investir no turismo. Ela (proposta) está sempre à frente, mas não podemos vê-la como a única”, disse Suzianne.
Cidade do futuro
A prefeitura trabalha em algumas frentes para transformar a cidade em referencial de receptivo turístico, independente de gestão, e tem investido em outros segmentos para consolidar essa realidade.
Uma delas é o projeto Cidade Empreendedora, desenhado para ser implementado em parceria com o Sebrae Amazonas.
O objetivo é realizar ações para capacitar empreendedores locais, fomentar a cultura empreendedora e impulsionar novos negócios.
Ponto específico do projeto para o futuro turístico de Novo Airão é o empreendedorismo nas escolas – um investimento na próxima geração como guardiã do patrimônio genético da biodiversidade, mas com mentalidade turística empreendedora.
“Com esse projeto uma das principais metas é trabalhar a educação empreendedora nas escolas. Com as crianças tendo a oportunidade de entender sobre a importância do empreendedorismo no cenário da cidade em que vivem, a gente só pode vislumbrar um futuro mais organizado, com pessoas com uma nova visão de mercado se apropriando daquilo que Deus deu, que é a natureza, e transformar isso em oportunidade geração e renda”, destacou a secretária.
Mentalidade
A virada de chave de Novo Airão para ampliar o leque turístico já mostra resultados. O calendário de eventos desportivos, por exemplo, atrai pessoas do mundo todo para a cidade. Um dos eventos é o AirãoMan, prova de triatlo que leva atletas para o Parque Nacional de Anavilhanas, um dos mais ricos ecossistemas da Amazônia.
O outro é o Rio Negro Experience, uma das etapas do Rio Negro Challenger, que reúne mais de 200 nadadores na principal maratona aquática em águas abertas do Norte do Brasil.
Novidade que também tem atraído visitantes, é a oportunidade de pedalar sob as águas do Rio Negro em um passeio único no nascer ou por do sol. A bike aquática, equipamento adaptado com estruturas que flutuam, é movida com o acionamento dos pedais, sendo uma das atuais implementações no turismo de Novo Airão.
Resultados
Para Suzianne, o incremento do turismo tem apresentado bons resultados não apenas em razão de uma nova mentalidade, mas de parcerias e investimento em áreas fundamentais para a atividade turística. Entre elas, a qualificação da população para receber visitantes, maior aproximação de empresários locais, bem como ampliação de serviços de alimentação e hospedagem que variam de acordo com as necessidades do turista.
“Além dos eventos de turismo desportivo e de base comunitária, temos investido muito no empreendedorismo com o intuito de que surjam novos empreendimentos que possam oportunizar diferentes experiências para o turista, seja por meio da gastronomia ou das nossas etnias indígenas que estão cada vez mais consolidadas preparando seus produtos específicos para apresentar ao turista”.
Para ter ideia, as ações realizadas pela atual gestão do município contribuem atualmente para uma ocupação média mensal dos hotéis em 70%, o que aumenta em períodos de férias e eventos.
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“Preparamos a cidade para que todos tenham acesso a visitar Novo Airão, ter uma experiência de turismo, de contemplação da natureza, independe do seu poder aquisitivo”, destacou. “Durante o ano, além das altas temporadas, quando temos a situação da baixa temporada, buscamos investir em grandes eventos e são eles que nos ajudam a manter a ocupação e movimentação turística ao longo de todo o ano”, afirmou Suzianne.
Hotéis de selva
Como parte do roteiro de busca da Amazônia, dois hotéis de selva se destacam em Novo Airão e estão alinhados às ações do município de potencializar o turismo. Eles têm como diferencial a experiência que proporcionam aos turistas, ao mesmo tempo que envolvem as comunidades tradicionais e fomentam a economia local.
“O Anavilhanas Jungle Lodge e Mirante do Gavião, além de serem grandes parceiros das nossas comunidades tradicionais, têm a pegada da responsabilidade social e ambiental e apresentam aos turistas a oportunidade de conhecer a natureza de forma responsável e, ambientalmente, procuram envolver as comunidades tradicionais em seus principais roteiros turísticos locais e, assim, a ajudam a fomentar e economia nas comunidades tradicionais por meio do turismo de base comunitária”, disse.
“Os nossos dados apresentam um cenário otimista para o turismo local no futuro. Temos elaborado um planejamento a curto, médio e longo prazo fazendo com que a sociedade local se comprometa com esse desenvolvimento. E independe de administração pública, o plano vai estar pronto e pode ser executado por qualquer gestor”.
Fotos: divulgação