O não que a estudante de medicina Fernanda Aryel deu ao pai, David Almeida, prefeito de Manaus, pode ter sido um ato isolado, mas ele tem muitos sentidos e um recado. Este recado é um golpe na política do estado.
Para situá-los, Aryel foi convidada, ou convocada, a ser candidata a deputada federal. Ontem à noite, ela decidiu. Vai ficar estudante e nutrindo o próprio sonho de ser médica e aproveitando a oportunidade que a grande maioria dos jovens brasileiros não tem.
Jovem, 27 anos, seria eleita deputada, sem nenhuma dúvida, talvez como uma das mais votadas do pleito ao cargo.
Há históricos recentes de arranjos do gênero, de lideranças políticas que tentaram dar extensão a seus poderes elegendo seus filhos, muitos sem vocação e outros a contragosto, que acabaram em profunda depressão, nas drogas.
Aryeel demonstrou personalidade. Não foi rebeldia nem não ao pai.
Sua decisão é negação à política. Negação não à política em seu amplo sentido, instrumento de solução e construção do bem estar comum.
O não de Aryel e à política que se faz hoje. É o não à política da corrupção, da rachadinha, da satisfação pessoal, individual, da locupletação, da briga de grupo e de defesas de interesses nem sempre republicanos.
Bem pouco tempo atrás, havia honra, orgulho de ser político. Representar e defender os interesses coletivos elevavam a alma dos escolhidos.
Hoje, não são raros os casos de hostilidades a homens e mulheres que entraram na política e que frustraram o sonho dos que neles viam esperança.
O não de Aryel mostra o olhar da juventude sobre a política.
Mas, ao mesmo tempo, a Aryel passa um exemplo, uma pedagogia que certamente estimulará outras condutas semelhantes, num momento em que esse tipo de decisão é raro.
Ela lança um sopro de esperança de que o quadro que se vive hoje no Brasil terá renovação no futuro. O não poderá ser o sim a uma política firme, honrada.
Além disso, de quebra, Aryel aliviou a pressão que se atirava contra seu pai nas eleições deste, de ter uma candidata para chamar de sua.
Leia mais
Foto: reprodução/internet