A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) esculachou o governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), supondo que ele favoreceu uma empresa de Manaus, que venceu pregão eletrônico de R$ 1,1 milhão para fornecer marmita a pacientes e servidores das unidades de pronto-atendimento (UPA) de Rio Branco.
“Governador, o senhor foi eleito pelo povo do Acre. O senhor não foi eleito pelo povo do Amazonas. Por isso, é necessário que se preocupe em gerar empregos no Acre para os acrianos”, discursou Perpétua Almeida na Câmara dos Deputados.
Ela ainda indagou se o governador acha que as empresas de alimentação do Acre não têm capacidade de fornecer marmitas para trabalhadores da saúde.
“As empresas do Acre sempre ganharam licitações no estado, seja para obras, seja para fornecimento de alimentação, seja para aluguel de carros. Não há necessidade de trazer empresas do Amazonas ou de nenhum outro Estado para ganhar licitação no Acre”, disparou.
A deputada também citou outra licitação de R$ 1,5 milhão vencida pela por outra empresa oriunda do Amazonas, que alugou veículos ao governo estadual.
“Quer dizer que no Acre não há nenhuma empresa para ganhar uma licitação como essa? É claro que há. É inaceitável que o governador Gladson Cameli ajude mais os empresários do Amazonas do que os empresários do Acre”, protestou.
“É preciso valorizar quem gera emprego no Acre, e não no Amazonas, como tem feito o governador Gladson Cameli. É preciso consertar isso imediatamente. O povo do Acre merece respeito”, completou.
Marmitex
Um empresário, que participou do pregão para fornecer marmitex à UPA, questionou a capacidade técnica da empresa de Manaus.
“No atestado de capacidade técnica apresentado, todas as empresas que declaram sua capacidade são de Manaus e essa empresa não informou nem onde vai funcionar sua cozinha na capital acreana”, afirmou ao site ac24horas. Ele não quis se identificar.
Em nota, a secretaria-adjunta de licitação explicou que no âmbito da qualificação técnica não é exigido que as empresas comprovem qual o endereço das cozinhas, onde serão preparadas as refeições.
Leia mais
Foto: Luis Macedo /Agência Câmara