Operação contra desmatamento apreende 5 milhões em gado no Pará

O Ibama realizou a autuação administrativa com aplicação de multa de R$ 2,11 milhões

Ferreira Gabriel

Publicado em: 23/05/2022 às 16:41 | Atualizado em: 23/05/2022 às 16:41

Com a missão de combater o desmatamento na região amazônica, no interior da Terra Indígena de Cachoeira Seca, foi deflagrada ontem (22), em Altamira, a Operação Rebanho Proibido.

Ação conjunta reuniu a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal, Ibama, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepara), por ocasião de fiscalização no âmbito da Operação Guardiões do Bioma.

O Ibama, no início da semana, realizou a autuação administrativa com aplicação de multa de R$ 2,11 milhões e a apreensão de cerca de 1 mil animais (bovinos avaliados em mais de 5 milhões de reais), devido à ocupação, desmatamento, impedimento de regeneração natural e exploração econômica ilegal de cerca de 500 hectares de terras indígenas desmatadas recentemente (2018) na TI Cachoeira Seca.

A Justiça Federal expediu mandados de Busca e Apreensão na residência dos principais envolvidos pelos ilícitos, que foi cumprido pela Delegacia da Polícia Federal em Altamira.

As fiscalizações continuam e a Polícia Federal permanece trabalhando incessantemente para prevenir e reprimir crimes contra o meio ambiente.

Leia mais em Diário do Poder

Leia mais

Fazenda que produzia em área de desmatamento firma TAC com MPF

Foto: Divulgação/ PF