Operação Parintins: Marinha terá quatro postos de fiscalização no período do festival
Entre os dias 24 de junho e 3 de julho, postos serão instalados ao longo do rio Amazonas, em Manaus, Itacoatiara e Parintins.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 16/06/2024 às 18:41 | Atualizado em: 16/06/2024 às 18:43
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), intensificará as ações de segurança do tráfego aquaviário durante a operação Parintins 2024.
Sobretudo, a ação acontece no período do 57º Festival Folclórico de Parintins, quando cerca de 100 mil pessoas devem se deslocar pelos rios para chegar à cidade.
Entre os dias 24 de junho e 3 de julho, quatro postos de fiscalização serão instalados ao longo do rio Amazonas, em Manaus, Itacoatiara e Parintins.
Dessa forma, a fim de averiguar as condições de segurança das embarcações de transporte de passageiros, sob coordenação da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC).
Leia mais
Festival de Parintins: turistódromo pronto para atender visitantes
“Passe”
Dessa maneira, desde o dia 15 de abril, a CFAOC está realizando vistorias especiais para emissão do “Passe”.
Esse documento é necessário para as embarcações que passarão pelos Postos de Fiscalização no período do Festival, independente se seguirão viagem para Parintins ou não.
A Capitania deu o prazo de um mês para a solicitação de vistorias, e as mesmas serão realizadas mediante agendamento até o dia 21 de junho.
Na ocasião, será iniciada a distribuição do “Passe”, que atesta que a embarcação foi vistoriada previamente, agilizando a fiscalização nos postos.
O “Passe” é um documento no tamanho A4, que possui um QR Code no verso atestando sua autenticidade.
Esse procedimento agiliza a inspeção no período próximo ao Festival, no qual centenas de embarcações passarão pelos postos de fiscalização dispostos ao longo do rio.
Nesses postos, além de verificar a autenticidade do “Passe”, a Marinha observará se a lotação está dentro dos limites seguros. Assim como, se dispõe dos equipamentos de salvatagem necessários para todos os passageiros, a habilitação dos tripulantes, entre outros itens de segurança.
A princípio, até o dia 28 de maio, foram protocoladas 172 embarcações, 21 embarcações estão aptas e 35 estão sanando as deficiências observadas.
Assim, será disponibilizada no site da Capitania dos Portos (marinha.mil.br/cfaoc) a lista de embarcações aptas, com restrições e com agendamento realizado.
Além disso, a população poderá identificar se a embarcação que pretende utilizar está ou não apta para ir à Parintins.
“Marinha do Brasil e Festival Folclórico de Parintins – Sua segurança para nós é motivo de festa”.
*Com informações da Marinha do Brasil
Leia mais
Amazônia: três balsas com madeira ilegal são apreendidas pela Marinha e Ibama
Foto: 2º Sargento Vagner Sousa dos Santos/Agência Marinha