Parintins: consulta pública do Prosai ocorre no próximo dia 25
O engenheiro civil Marcellus Campelo tratou sobre o assunto com o presidente da Câmara de Parintins, o vereador Alex Garcia.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 16/07/2023 às 10:00 | Atualizado em: 18/07/2023 às 12:03
A consulta pública do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) está marcada para ocorrer dia 25 de julho em Parintins.
Nesse sentido, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, engenheiro civil Marcellus Campelo, reuniu-se, na sexta-feira (14), com o presidente da Câmara Municipal de Parintins, o vereador Alex Garcia.
O programa é feito no município (a 365 quilômetros de Manaus), pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, órgão vinculado à Sedurb.
Sobretudo, dia 25 é o momento em que as equipes responsáveis pelo programa apresentarão à população o relatório com as respostas e soluções às questões apresentadas durante a consulta pública.
Desse modo, a ação envolve a população beneficiada pelo programa e representantes da sociedade organizada de Parintins.
A ideia, conforme explicou Marcellus Campêlo, é que se faça o mesmo movimento da primeira fase da consulta, quando a equipe da UGPE apresentou as ações do programa aos vereadores, na Casa Legislativa, e a outros segmentos da sociedade.
A participação da Câmara foi muito importante na primeira etapa. Da mesma forma será na devolutiva. Vamos mostrar as sugestões, que tanto os vereadores quanto a população em geral fizeram em relação ao projeto original. Nós estamos incorporando muitas dessas sugestões. Aquelas que não foram incorporadas, vamos explicar os motivos, destaca Campêlo.
Leia mais
Marcellus Campelo pilota consulta pública da maior obra pública do interior
Prosai Parintins
O Prosai Parintins receberá investimentos de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e a contrapartida estadual de U$ 17,5 milhões.
As intervenções envolvem saneamento, requalificação urbana, habitação, drenagem, mobilidade urbana e outros equipamentos públicos que o programa construirá no município.
Também participaram do encontro, com o presidente da Câmara, os subcoordenadores da UGPE de Planejamento, Leonardo Barbosa, e Ambiental, Otacílio Júnior.
Alex Garcia disse que a expectativa no município é grande em torno do Prosai.
Esse projeto é fundamental para a melhoria da vida da população. Estamos felizes com a forma como cada passo tem sido discutido com todos os setores da sociedade, assim como a questão ambiental tem sido tratada com muito zelo. É um momento histórico, afirmou.
Assim, desenvolvido pelo Governo do Amazonas, o Prosai Parintins abrange a área no entorno da Lagoa da Francesa, região que alaga nos períodos de cheia.
O projeto beneficiará 5.385 moradores e um total de 832 famílias serão reassentadas das áreas de risco, com a construção de dois parques residenciais de 504 unidades habitacionais.
Além da Lagoa da Francesa, o Prosai impactará positivamente os bairros Castanheira, Centro, Palmares, Santa Clara e Santa Rita.
Dessa maneira, valorizando o turismo na cidade, gerando empregos e levando água tratada para 100% da população.
Foto: Thiago Corrêa/UGPE