Parintins é primeiro do Amazonas a ter telediagnóstico a distância
O programa nacional foi pela Funati

Ednilson Maciel
Publicado em: 29/09/2023 às 09:45 | Atualizado em: 29/09/2023 às 09:45
O município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) passa a contar com o serviço de telediagnóstico a distância em cardiologia realizado por meio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati).
Implantado na quarta-feira (27), a ação integra o serviço de telediagnóstico da oferta nacional fomentado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital, do Ministério da Saúde.
Dessa forma, é executado pela policlínica gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro, da Funati, juntamente com a Rede de Telessaúde de Minas Gerais. Com isso, a implantação e treinamento em todos os municípios do Amazonas visam ofertar telediagnóstico.
Assim, tem como objetivo de ampliar o serviço de diagnóstico e exames cardiológicos realizados a distância, como exames com laudos de eletrocardiogramas (ECG) e discussão de casos clínicos online.
O programa foi implantado de forma on-line no Centro de Telemedicina de Parintins, que já oferece teleconsultas em outras especialidades. Por exemplo, como pneumologia, reumatologia, psiquiatria, neurologia e outras.
De acordo com Euler Ribeiro, reitor da Funati, o programa irá abranger inicialmente 16 municípios do estado.
A fundação irá implantar em todos os municípios do Amazonas esse serviço de telediagnóstico em cardiologia, pela oferta nacional custeada pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Informação e Saúde Digital. Parintins é o primeiro município implantado. Estamos muito felizes com essa conquista, afirmou o reitor.
Leia mais
Lula destaca centro de telemedicina de Parintins em vídeoconferência
Funati cria em Manaus primeiro laboratório de biogenômica da região Norte
Foto: divulgação/Funati/Secom