Parintins é um case de sucesso, diz ministra da Cultura

Nesta sexta-feira (30), Margareth Menezes assiste as apresentações dos bois Caprichoso e Garantido.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 30/06/2023 às 15:26 | Atualizado em: 30/06/2023 às 16:00

Ao falar sobre a cultura como vetor de movimento econômico, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, disse hoje (30) que Parintins é case de sucesso.

Em Parintins para participar do 56º Festival Folclórico de Parintis, a ministra comentou:

Quando vocês realizam a festa que tem dimensão, que consegue chegar nesse lugar de admiração, de atrair o montante de pessoas que vêm pra cá; e os produtos que fazem com uma cor azul e uma cor vermelha isso é o poder desse evento, dessa cultura. Então, isso é um símbolo de que podemos muito, investindo de maneira adequada na cultura, investindo também nas áreas técnicas, esse aproach técnico que fazem aqui. E agente pode potencializar ainda mais.

A ministra disse que pessoas que fazem cultura conseguiram ter emancipação em relação à melhoria de vida.

Dessa forma, lugares como Parintins, Salvador, Pernambuco, como lugares que tem a cultura forte, geralmente a cultura é um momento de vetor do movimento econômico.

Segundo Margareth Menezes, o Ministério da Cultura está focado no apoio aos movimentos culturais para a economia criativa.

Ela disse ainda que o Brasil é o 13º em influenciar as culturas fora do país. Nesse sentido, há como tirar a contrapartida econômica disso.

Força da economia

De acordo com o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, que acompanha a ministra na agenda no Amazonas, a festa de Parintins é um dos maiores exemplos da força da economia criativa de um território.

É uma movimentação que traz muita riqueza. Pela quantidade de pessoas empregadas, pelo movimento turístico, onde todos os hotéis e restaurantes ficam lotados. As pessoas não têm a menor dimensão de quão grande é esse festival comparável, inclusive, ao Carnaval do Rio de Janeiro, em termos de força simbólica, afirma.

Em suma, o festival conta com recursos da Lei Rouanet e, neste ano, foi aprovada no MinC a captação de R$ 7,2 milhões junto aos patrocinadores.

“Por meio da Lei Rouanet, os produtores captaram, até o início da semana, R$ 4,5 milhões e podem continuar captando”, explica o secretário, que considera importante a participação do ministério.

Leia mais

Governador chama ministra da Cultura à festa de Caprichoso e Garantido

Confirmada a presença da ministra Margareth Menezes em Parintins

Foto: BNC AMAZONAS