A cidade de Parintins deixou de ser a mais populosa do interior do Amazonas, segundo dados do censo do IBGE de 2022, divulgados nesta quarta-feira (28).
Até o último censo realizado em 2010 pelo instituto, a terra dos Bumbás Garantido e Caprichoso, tinha o segundo maior número de habitantes do estado, e o maior do interior, com 102.033.
No entanto, o cenário mudou nos últimos 12 anos, pois agora o município caiu para terceiro, registrando 96.372 habitantes no censo de 2022. Diante disso, foi constatada uma redução de 5,54%, ou 5.661 pessoas a menos.
A situação do decréscimo no município também pode ser preocupante e cai como uma bomba a dois dias do Festival Folclórico de Parintins, dada situação de que isso pode significar a diminuição de repasses de recursos financeiros, conforme declarou o presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM), deputado Roberto Cidade.
“A partir da próxima semana vamos nos debruçar mais sobre esses números para ver se podemos ser prejudicados de alguma forma porque sabemos que os números do Censo são os dados oficiais que subsidiam investimentos e, inclusive, os repasses que os municípios recebem dos governos Federal e Estadual. Até porque, os primeiros dados divulgados hoje também mostram que 14 municípios amazonenses apresentaram um decréscimo de população, o que pode significar diminuição de repasses”, afirmou.
Em janeiro deste ano o IBGE havia divulgado dados preliminares que indicavam a diminuição da população parintinense. O prefeito Frank Bi Garcia à época disse que acionaria a Justiça Federal, pois a redução de habitantes no censo representaria a perda de 600 mil reais por mês, no Fundo de de Participação dos Municípios (FPM). Esta verba é repassada pelo governo federal.
Leia mais
Itacoatiara o mais populoso do interior
Enquanto houve redução na população parintinense, Itacoatiara assumiu o título de município com mais habitantes no interior do Amazonas.
Os dados apresentados pelo IBGE do censo de 2022 indicam Itacoatiara com 103.598 habitantes. Comparado aos dados do censo de 2010, em que o município registrou 86.839 moradores, o aumento foi 19,2%, portanto, 16. 759 pessoas a mais.
Manacapuru em segundo
Em segundo lugar no ranking da população dos municípios do interior, Manacapuru também registrou salto no número de habitantes. Passou de 85. 141, do censo de 2010, para 101.883 pessoas, neste último censo.
Dessa forma, o aumento percentual foi de 19,6%, ou, 16.742 habitantes a mais nos últimos 12 anos.
Cidade que mais cresceu no interior
A cidade com maior percentual de crescimento no interior do estado foi Iranduba, da região metropolitana da capital. O salto foi de 40.781 habitantes, em 2010, para 60.993, um crescimento de 46,56%.
Foto: Yuri Pinheiro