Parintins sufoca com fumaça de queimadas na cidade

De acordo com o Ibama, o município tem o maior índice de incêndios florestais e focos de queimadas no Amazonas

Ferreira Gabriel, Gabriel Ferreira da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 19/11/2023 às 14:40 | Atualizado em: 19/11/2023 às 14:55

Coberta há semanas por uma densa nuvem de fumaça oriunda de queimadas, Parintins passou por uma noite das mais sufocantes neste sábado (18).

Pelo menos quatro focos de incêndios na zona urbana foram registrados por moradores do município.

Em fotos e vídeos divulgados nas redes sociais, é possível enxergar o clarão formado pelo fogo e uma densa cortina de fumaça se espalhando pela cidade.

Conforme os registros, as queimadas ocorreram no bairros Pascoal Alaggio, Aninga, Francesa e Castanhal. O fogo foi combatido pelo corpo de Bombeiros. 

Na Francesa o fogo se alastrou pela vegetação seca, que dá lugar a lagoa da Francesa quando o nível do rio Amazonas está normalizado. No Castanheira, o fogo também atingiu uma área de mata onde fica o Lago do Macurany.

Moradora do bairro do Castanheira, a aposentada Carminha Martins, contou ao BNC Amazonas que ficou assustada com a queimada próximo de sua casa.

“Ficamos apreensivos mesmo, mas graças a Deus, não sei falar se foram os bombeiros, ou as pessoas mesmo, mas dava a entender que foram uns rapazes que foram pra lá apagar, mas foi muito perigoso mesmo”, disse.

De acordo com ela, a cada dia a situação só piora. “Amanhece parece que a gente tá dentro de uma bolha de fumaça. Os olhos ardendo, aquela secura nos lábios”, relatou.

Confira o vídeo:

Ao BNC Amazonas, o subcomandante do Corpo de Bombeiros de Parintins, tenente Geandro Oliveira comentou sobre as ações que vem sendo tomadas para o combate aos focos de incêndio.

“O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas por meio da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Parintins atende todos o dias de 4 a 5 incêndios em Vegetação na área urbana do município. Realizamos o monitoramento por meio das plataformas Nasa Firms e Painel do Fogo acompanhando os focos na região da Zona Rural e dessa forma traçarmos as estratégias para os respectivos combates. Estamos na luta 24h por dia”, disse.

Leia mais

E aí, de onde vem a fumaça em Manaus? Cientista diz que é da BR-319

Maior índice de queimadas do Amazonas

O fim de semana de queimadas em Parintins não ocorreu por acaso, pois de acordo com o Ibama, o município tem o maior índice de incêndios florestais e focos de queimadas no Amazonas. 

Para o superintendente do órgão, Joel Araújo, os dados são preocupantes, pois é a primeira vez que a cidade se destaca nesse índice negativo. “Isso é muito grave, nunca aconteceu”, afirma. 

Conforme o Portal CNA7, os dados apontam que a maioria dos focos de queimadas estão concentrados nas comunidades da Gleba de Vila Amazônia.

“Os  focos se concentram na região da Vila Amazônia, especialmente nas comunidades de Vista Alegre, Toledo Piza, no conhecido T, em direção ao Rio Tracajá. Ali é o principal foco, a situação é grave, nós temos riscos de incêndios em residências e muitos produtores já perderam sua produção, então são meses de trabalho jogado fora”, informou. 

As queimadas estão sendo causadas por pecuaristas, donos de fazenda que ateiam fogo no campo para renovar os pastos, mas também a incidência de  produtores que realizam pequenas queimadas que acaba se descontrolando e causando os incêndios florestais.

“Não usem fogo para fazer limpeza de roçado nesse momento. Precisamos de prevenção para que o fogo não se expanda para floresta”, pediu Joel Araújo.  

Nas comunidades de Vila Amazônia as chamas estão sendo combatidas pelo Prevfogo (Brigada Pronto Emprego de Rondônia) enviado pelo Ibama após solicitação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

*Com informações do Portal CNA7

Foto: Reprodução