Patixa brilha como convidada de honra de Omar Aziz
Ícone popular de Manaus e amiga de longa data do senador, Patixa foi homenageada em evento da prefeitura

Publicado em: 23/07/2025 às 16:28 | Atualizado em: 23/07/2025 às 16:28
Em entrevista de imprensa desta quarta-feira (23 de julho), que marcou o início de obras de recapeamento de ruas na zona norte de Manaus, uma presença especial roubou os olhares e aqueceu os corações: Patixa Teló, convidada de honra do senador Omar Aziz (PSD).
Muito mais do que uma apoiadora fiel, ela representa, para o senador e para muitos amazonenses, uma figura de afeto e autenticidade que atravessa gerações da política local.
Entre sorrisos e lembranças, Aziz resgatou um episódio que marcou o início dessa amizade inusitada e duradoura.
“Eu me lembro, em 1992, na campanha do Amazonino [Mendes, ex-governador falecido] para prefeito, eu estava fazendo uma caminhada em Petrópolis quando a Patixa me puxou pelo braço e disse: ‘Quero que você conheça a minha mãe’”, contou Aziz, com carinho na voz.
Desde aquele gesto espontâneo, Patixa passou a ser presença constante na trajetória do senador em campanhas, eventos, reuniões e bastidores.
“Ela está em todas as campanhas que eu faço. Em todos os momentos importantes da minha vida pública, a Patixa esteve lá. É uma amiga que eu tenho com muito carinho”, afirmou Aziz, visivelmente emocionado.
Leia mais
Patixa Teló, um fenômeno de inclusão
Símbolo popular
Com seu jeito irreverente e coração generoso, Patixa se tornou uma espécie de ícone popular de Manaus.
Nos anos 90, já desfilava em palanques e comícios com naturalidade, cativando até os políticos mais sisudos.
Amazonino Mendes, ex-governador e uma das figuras mais influentes da política amazonense, também tinha por ela uma consideração especial.
Tamanha era a estima que, certa vez, pediu pessoalmente a Eduardo Braga [senador do MDB] que cuidasse bem dela durante os eventos em que estivessem juntos.
Hoje, Patixa é reconhecida nas ruas, celebrada nas redes sociais e lembrada como uma personagem querida do cotidiano manauara, mesmo sem nunca ter exercido mandato ou cargo público.
Aziz resume a amiga:
“Patixa é carinhosa, é do bem. Dedicou a vida a cuidar da mãe com muito amor. E tem uma pureza rara, dessas que tocam a gente de verdade. É impossível não admirar”.
Foto: Reprodução/Redes Sociais