Governador, com pescador profissional ao lado, lança festival de pesca esportiva

Neuto Segundo
Publicado em: 05/10/2019 às 15:46 | Atualizado em: 05/10/2019 às 15:47
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), lançou o 1º Festival de Pesca Esportiva da comunidade agrícola de São Francisco do Caramuri, em Rio Preto da Eva. O evento vai ser realizado de 18 a 20 deste mês.
Da cerimônia de lançamento do festival participou Johnny Hoffmann, pescador esportivo profissional e referência na modalidade no país.
“O estado do Amazonas tem um potencial gigantesco para o turismo da pesca esportiva, não só para atrair gente do Brasil inteiro como também do mundo inteiro. Mas, pra isso precisa ter o peixe vivo”, afirmou Hoffmann.
Ele aproveitou para dar uma dica para alavancar a pesca no estado. “Para ter o peixe vivo, com algumas regras, você vai precisar depois de mão de obra. E de onde viria essa mão de obra? Do amazonense, do ribeirinho”.
Segundo o esportista da pesca, com isso o homem do interior vai cuidar melhor do peixe como meio de ganhar o sustento da sua família, “trabalhando com linha de pesca, as mulheres nas pousadas, na parte de culinária, camareira, ou o ribeirinho pode ter treinamento para receber na sua casa. Todo mundo ganha”.
Acrescentou Hoffmann que outro meio de ganhar dinheiro no setor é criar isca para vender para o turista, “o outro pode fazer piscicultura. A natureza está aí para ser usufruída, de forma racional e consciente”.
Leia mais
Governo mostra como obteve R$ 170 milhões para sanear interior
Valioso peixe vivo
O governador disse que a comunidade começa a entender que o peixe é mais valioso na água, preservado, que explorado comercialmente.
“Essa temporada gera renda e economia para as comunidades. Agora, São Francisco do Caramuri tem a oportunidade de fazer esse evento e começa a fazer parte da lista de comunidades que já vão ter retorno financeiro”, disse, na noite de sexta, dia 4.
A comunidade de São Francisco do Caramuri, em Rio Preto da Eva, espera receber pelo menos 50 equipes de pesca esportiva durante o festival.
Foto e fonte: Diego Péres/Secom