Petista de Petrópolis assume lugar de José Ricardo em órgão no AM

Marcos Roberto Carvalho, do PT de Petrópolis, assume a superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Amazonas.

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 11/04/2024 às 21:34 | Atualizado em: 11/04/2024 às 21:34

A superintendência no Amazonas do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Amazonas tem novo chefe. O diário oficial da União desta quinta-feira (11/4) publicou a nomeação de Marcos Roberto Carvalho.

O cargo estava sendo ocupado pelo ex-deputado federal José Ricardo, que pediu afastamento do cargo para cumprir a legislação eleitoral, já que vai concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Manaus.

Para Carvalho, é importante dar continuidade, aprimorando o que precisar, nas ações e projetos desenvolvidos pelo seu antecessor, principalmente aqueles que buscam o fortalecimento da agricultura familiar e o combate à fome no estado.

“É uma honra fazer parte do governo Lula e substituir o companheiro José Ricardo nessa missão, o qual desenvolveu um excelente trabalho no tempo em que esteve à frente do ministério no Amazonas. Minha atuação se pautará na implementação das políticas públicas do atual governo Lula e no diálogo com a sociedade e movimentos sociais”.

Membro do PT

O petista é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Ele foi um dos fundadores do fórum do orçamento do município de Manaus e também titular no Conselho Nacional das Cidades, representando a Cáritas Brasileira.

Atuou na formação de lideranças comunitárias para o controle social do orçamento público.

Atualmente faz trabalho voluntário em comunidades ribeirinhas, produzindo projetos sociais voltados para o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade.

Além disso, assessora as associações comunitária do Mainã, no lago do Puraquequara, em Manaus; a de agricultores familiares das comunidades ribeirinhas e tradicionais do Jatuarana, no rio Amazonas, e as comunidades tradicionais Tururukari-úka (kambeba), Gavião (sateré maué), no Tarumã, zona norte de Manaus.

Carvalho é militante do PT de Petrópolis há quase 30 anos.

Foto: divulgação