PF colhe provas contra suposto cartel de combustíveis em Manaus

A ação tem como objetivo garantir a transparência e a concorrência justa no mercado, protegendo os direitos dos consumidores.

Diamantino Junior

Publicado em: 20/07/2023 às 09:51 | Atualizado em: 20/07/2023 às 10:45

A Polícia Federal (PF), em conjunto com o Procon-AM e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), desencadeou a Operação Cartel Zero em Manaus nesta terça-feira (19/7). A ação tem como objetivo identificar e reprimir possíveis práticas de crime de cartel por parte de postos de combustíveis na capital do Amazonas.

Durante a operação, foram fiscalizados postos de diferentes franquias, selecionados aleatoriamente através da técnica de amostragem. Essa análise será fundamental para a avaliação dos principais postos fornecedores da cidade.

O trabalho conjunto entre a PF, o Procon-AM e a ANP tem como propósito combater e prevenir o crime de cartel, assegurando a proteção dos direitos dos consumidores e promovendo um ambiente concorrencial justo no setor.

Leia mais

Oito entidades de postos na mira do aumento cartelizado de combustíveis

O delegado Thiago Monteiro, coordenador da operação, ressaltou que os postos de combustíveis investigados são de diferentes franquias e foram selecionados de forma aleatória para uma análise minuciosa. Ele enfatizou a importância da operação no combate a crimes como o cartel e afirmou que, “caso sejam encontradas irregularidades, haverá investigação para identificar os responsáveis”.

A Operação Cartel Zero busca garantir a transparência e a legalidade no mercado de combustíveis em Manaus, visando proteger os interesses dos consumidores e promover uma concorrência justa entre os estabelecimentos.

Fotos: Arthur Castro/Secom