Plano promove Amazonas como destino turístico internacional
Plano Brasis quer posicionar o Amazonas como destino turístico global.

Publicado em: 30/07/2025 às 15:43 | Atualizado em: 30/07/2025 às 15:43
Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) vai apresentar no dia 4 de agosto, segunda-feira, em Manaus, o plano Brasis 2025-2027. O programa consiste em promover o Amazonas como destino internacional.
A Embratur antecipa que será dado ênfase aos principais atrativos do estado como a “biodiversidade única da floresta amazônica, a riqueza cultural, a sustentabilidade e as experiências de turismo de base comunitária.”
“O objetivo é reposicionar a imagem do Amazonas no mercado global como um polo de turismo de experiências autênticas e transformadoras”, diz nota do órgão.
Para a agência, o diálogo com empresários, gestores e comunidades é fundamental para fortalecer o setor como um vetor de desenvolvimento econômico.
Desse modo, outro foco está na geração de emprego e renda e, ao mesmo tempo, que promova a conservação ambiental e a valorização das culturas amazônicas.
“O alinhamento proposto pelo encontro é fundamental para consolidar o Amazonas como um destino internacional ainda mais competitivo e preparado para receber um turista cada vez mais consciente”, diz a Embratur, que está lançando o Plano Brasis 2025-2027 em todas as capitais do país.
Leia mais
Manaus é tratada pela mídia como joia do ecoturismo na Amazônia
Evento
De acordo com a Embratur, o plano terá suas diretrizes detalhadas no evento em Manaus, que está sendo feito em parceria com o governo do Amazonas, Amazonastur e o Sebrae.
Participam do encontro o diretor de marketing internacional, negócios e sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis; do Sebrae a coordenadora de comércio, serviço e economias de futuro, Ana Clévia Guerreiro e a superintendente regional Ananda Pessoa; do Governo do Estado, o presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre da Silva.
A apresentação será feita no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), às 14h.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil