Pós-coronavírus, Susam prepara volta dos hospitais à normalidade
Simone Papaiz disse que nos próximos dias apresentará o plano de retomada dos serviços ambulatoriais, consultas, exames e cirurgias eletivas

Ferreira Gabriel
Publicado em: 17/06/2020 às 11:58 | Atualizado em: 17/06/2020 às 21:12
A Secretaria de Saúde (Susam) começa pelo hospital Platão Araújo a volta da rede pública ao atendimento normal após a crise do coronavírus (covid-19).
Nesta terça (16), o órgão anunciou a transferência da unidade dos últimos nove pacientes da doença para o hospital Delphina Aziz.
De acordo com a titular da Susam, Simone Papaiz, que inspecionou o Platão Araújo nesta terça, a partir de agora será uma nova fase para a rede hospitalar. Por exemplo, pessoas acolhidas com suspeita do coronavírus serão imediatamente transferidas para o Delphina. Assim como para o hospital Nilton Lins. Sobretudo, esses são referência para pacientes da doença.
“A ideia é que, a partir de agora, os pacientes com covid-19 recebam um primeiro atendimento nessas unidades e, logo em seguida, já entrem no processo de transferência para os hospitais de referência. Vamos retomar os atendimentos de rotina dos hospitais que foram interrompidos por conta da pandemia”.
Conforme prometeu, nos próximos dias apresentará o plano de retomada dos serviços ambulatoriais, consultas, exames e cirurgias eletivas.
Reestruturação
Simone acrescentou que também está em elaboração um plano de reestruturação da rede. Dessa forma, será para dar mais eficiência e qualidade aos serviços.
“Queremos definir as potencialidades de cada unidade, com especialidades de acordo com a demanda e estrutura desses locais”.
Foto: Divulgação/Secom
Leia mais
Samel encerra atividades de pronto-socorro do coronavírus em Manaus