O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou hoje (4) a primeira unidade da frota de ônibus elétricos para a capital amazonense.
Conforme ele, até dezembro a capital contará com 14 unidades desse modelo, que farão a transição dessa nova modalidade de transporte coletivo.
Dessa forma, o município prega a sustentabilidade e apreservação do meio ambiente.
O veículo irá atender a linha 125, que antes foi anunciada a linha 116, que atenderá, por exemplo, usuários da Ufam .
Além disso, Almeida disse que a prefeitura vai construir 10 grandes paradas equipadas com ar condicinado.
“Sem onde tiver uma grande aglomeração, em paceria com um supermecado, grande drogaria, com um shopping, com uma univaersidade, aonde tiver esses grande centros que têm a força de muitos usuáios, muitos passageiros, nós vamos construir [as paradas]”.
Ainda sobre o o ônibus elético, o veículo apresenta layout que lembra uma onça pintada. Com isso assume como agente transformador no processo de descarbonização do ar. Além de cuidados com o meio ambiente. Em sua lateral carrega o slogan “Eu sou amigo da Amazônia”.
Segundo o pefeito, devem cheagar a Manaus mais cem ônibus modelo convencional. A frota operante atualmente conta com 1.140 coletivos, distribuídos em 219 linhas.
Potanto, diariamente fazem os itinerários em todas as zonas da cidade. Por dia, são registradas mais de 500 mil passagens no sistema de transporte da capital.
Transporte complementar
Ao mesmo tempo, David Almeida anunciou a troca de todos os veículos antes conhecidos como executivos e amarelinhos.
“O transporte vai se chamar transporte complementar . Todos os ônibus serão ônibus novos, zero quilômetro, para que a gene possa dar essa virada de chave no transporte coletivo na cidade Manaus. Depois de 22 anos, só agora nós vamos ter essa virada de chave nesse transpore complementar”, concluiu.
Fotos: BNC Amazonas