Vergonha ambiental, prefeito anuncia retirada de flutuantes do Tarumã

David Almeida disse que a retirada cumpre uma decisão judicial e que os flutuantes causam degradação ambiental

Tarumã: MP entra com recurso contra decisão que impediu retirada de flutuantes em Manaus

Publicado em: 06/06/2023 às 16:02 | Atualizado em: 06/06/2023 às 16:02

No dia do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (5), o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou a retirada de 900 flutuantes irregulares da orla do rio Tarumã-Açu, afluente do Rio Negro, na zona oeste da cidade.

David Almeida disse que a retirada cumpre uma decisão judicial e que os flutuantes causam degradação ambiental.

O prefeito declarou que fará a apresentação de um plano de ação para remover as estruturas do local e que, primeiramente, os proprietários serão notificados.

“Nos próximos dias vamos finalizar o nosso plano de ação para começar a notificar os flutuantes irregulares que têm na bacia do Tarumã-Açu, são 900 flutuantes e eu tenho certeza que nós vamos fazer a remoção de vários deles, porque muitos estão irregulares, e dessa forma nós estamos contribuindo para preservar a última microbacia da cidade. Nós estamos buscando também com essa decisão preservar os nossos mananciais”, disse.

A ação foi anunciada durante a  segunda edição da “Mostra Sustentável Manaus Verde”. ONGs pedem urgência para plano contra desmatamento na Amazônia.

“Nós teremos ainda o anúncio de projetos estruturantes no igarapé do Mindu, além de outros eventos de extrema importância, como o ‘Manaus Sem Fumaça’, e com essas ações a gente quer conscientizar a população”, disse Antônio Stroski, secretário municipal de meio ambiente.

Leia mais no site Amazonas Atual

Leia mais

Órgãos querem mais prazo para retirar flutuantes do Tarumã, em Manaus

Foto: Sema/Divulgação