O prefeito de Coari, Adail Filho (Progressistas), determinou a testagem em massa para o coronavírus em atletas que participam da Taça Coari, na modalidade de Futebol Society.
Dessa forma, a iniciativa faz parte das medidas de segurança para a retomada das disputas, na próxima semana.
Conforme a prefeitura, ao todo, 482 jogadores passarão pelos testes, que iniciaram nesta sexta-feira, 19.
De acordo com o secretário de Esporte Markeyson Santos, o objetivo da testagem é proteger a saúde dos atletas e do público em geral.
“Aqueles que testarem positivo serão encaminhados para receber tratamento e postos em quarentena, conforme a recomendação das autoridades de saúde”, disse.
Leia mais
Em relação as torcidas, Markeyson revela que elas vão poder acompanhar os times, porém, terão que passar por um rigoroso controle a fim de evitar contaminação.
“Vamos estar na entrada dos campos sintéticos medindo a temperatura das pessoas e quem tiver com a temperatura acima do normal será orientada a procurar uma unidade de saúde”.
Segundo informou o secretário, a prefeitura também distribuirá máscaras e fará a higienização com álcool 70%.
Ele destacou, ainda, que haverá marcação nas arquibancadas, com espaçamento de um metro, para garantir que todos continuem cumpram o distanciamento social.
“Estamos sendo bastante prudentes e responsáveis para que o esporte, que é tão importante para o nosso município, volte a acontecer e com total segurança para todos os envolvidos”, finalizou Markeyson.
Os jogos serão retomados seguindo o Decreto 875/2020, que flexibiliza o funcionamento das atividades econômicas, culturais e religiosas.
Além dos serviços públicos no município, bem como estabelece meios de prevenção, controle e monitoramento ao contágio do vírus.
No entanto, a flexibilização das atividades levou em consideração, dentre outras coisas, o controle dos índices de disseminação da doença.
Além do aumento de vagas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Coari.
Do mesmo modo, a medida se dá também por conta da aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e implementação de sistema de monitoramento sanitário.
Leia mais
Foto: Divulgação