O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou o lançamento neste dia 28 de maio do plano de contingência com ações estratégicas em caso de desastre natural.
Neste momento, a capital vive o inverno amazônico , que neste ano não tem sido de chuvas intensas, como geralmente acontece.
Os rios Negro e Amazonas, que banham a capital, igualmente estão com os níveis das águas bem abaixo do normal para o período.
Dessa forma, as previsões são de que Manaus e o interior do estado devem voltar a sofrer estiagem severa, repetindo a seca histórica dos rios do ano passado.
É diante desse cenário que o prefeito define diretrizes para órgãos municipais antes, durante e após desastres naturais, como as chuvas intensas, cheias dos rios e incêndios da floresta.
Conforme Almeida, o objetivo é coordenar esforços para reduzir a ocorrência de desastres e, caso ocorram, minimizar seus impactos.
O plano detalha ainda as ações de cada órgão para uma atuação conjunta e eficiente, além de estabelecer a logística necessária, como bases de reunião, pontos de abrigo, hospitais e unidades de saúde, organizados por zona de Manaus.
Almeida apresenta o plano de contingência às 10h, no Centro de Cooperação da Cidade.
Leia mais
Foto: Divulgação/Semcom