Prefeito no AM escondia lancha do narcotráfico usada por juiz
Investigação encontrou "voadeira", com motor de 250 HP, reformada por prefeito do Careiro Castanho e usada por juiz do município
Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 19/05/2022 às 18:19 | Atualizado em: 19/05/2022 às 19:31
Para mostrar aos seus ouvintes e seguidores a seriedade do trabalho de investigação jornalística, Ronaldo Tiradentes/Rede Tiradentes e Neuton Corrêa/BNC Amazonas percorreram mais de 200 quilômetros entre Manaus e o município de Autazes nesta quinta, dia 19, para apurar caso de lancha escondida por prefeito.
A missão era encontrar embarcação de traficantes de drogas reformada pelo prefeito Nathan Macena (Republicanos), do Careiro Castanho, e usada pelo juiz de direito Roberto Taketome.
O objetivo era encontrar essa lancha de alumínio, chamada de “voadeira” na região, com motor de 250 HP, que foi apreendida em operação policial no Amazonas contra traficantes de drogas no final de 2021, no município de Tefé, no rio Solimões.
Desde então, na verdade no dia seguinte à apreensão, o juiz da comarca do município de Careiro Castanho àquela altura, Roberto Taketomi, requisitou a “voadeira” para uso em atividades judiciais. O que nunca aconteceu, segundo a comarca.
Embora tenha requisitado ao TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas) para usar a lancha para fins de trabalho, o juiz a recebeu como pessoa física. Ele foi pessoalmente a Tefé, a mais de 500 quilômetros, e assinou um termo de compromisso como fiel depositário do bem apreendido do tráfico de drogas.
Avariada como decorrência da ação policial no ato da apreensão, a lancha, a pedido do juiz, foi mandada a Manaus para reforma total. E quem assume a responsabilidade pelos custos? O prefeito Nathan Macena (Republicanos), do Careiro Castanho.
Na denúncia exclusiva e bombástica que fez dessa relação promíscua de um magistrado e o prefeito de sua comarca, Tiradentes disse ter farto material de prova. Principalmente, áudios e vídeos. Macena, que age como coronel de barranco na cidade, aparece em vários. O prefeito foi desafiado pela reportagem a apresentar prova da origem do dinheiro usado na reforma da lancha para uso pelo juiz.
Hoje (19), desesperado diante das provas que podem levar os órgãos de controle a agir contra sua pessoa, o prefeito Macena mandou uma equipe de capangas, fortemente armados, para intimidar Tiradentes e Corrêa.
Porém, apareceu no local uma guarnição da Polícia Militar de Autazes e prendeu em flagrante um dos capangas do prefeito, com uma escopeta calibre 12. Outro homem armado conseguiu evadir-se pelas matas. Seu nome já é conhecido e a polícia vai em seu encalço.
Leia mais
Juiz usa lancha do tráfico reformada com dinheiro do prefeito do Careiro
Programa quente
Dessa forma, com novos desdobramentos no caso, Tiradentes e Corrêa anunciam que o programa “Manhã de Notícias” desta sexta, dia 20, é imperdível.
O prefeito Macena é esperado para se defender das graves acusações que se avolumam. Por exemplo, provar que a reforma da lancha para uso pelo juiz não foi com dinheiro público. E também se explicar porque usa seguranças armados totalmente ilegais.
Confira tudo a partir de 7h45 na TV Tiradentes e nas redes sociais da emissora e também do BNC Amazonas.
Veja vídeos:
Fotos e vídeos: BNC Amazonas/Rede Tiradentes