Prefeitura obriga ônibus executivo e alternativo a passar por vistoria

Prefeitura

Publicado em: 18/07/2019 às 15:16 | Atualizado em: 18/07/2019 às 15:16

Os micro-ônibus do transporte público executivo e alternativo terão de passar por vistoria obrigatória da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a partir da próxima segunda-feira, dia 22.

A fiscalização vai verificar documentação e condições de manutenção dos veículos que operam na capital.

O processo de inspeção é requisito para renovação de mais seis meses de contrato temporário das empresas.

Entre os critérios a serem atendidos estão a apresentação dos documentos de certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV), carteira nacional de habilitação (CNH), cópia de contrato, certidão negativa de débitos, além de laudo de opacidade vigente.

Os veículos com mais de dez anos de fabricação devem apresentar laudo técnico emitido por empresa credenciada que certifique as condições mecânicas.

 

Controle

Segundo o IMMU, a vistoria não garante direito adquirido para renovação do contrato, sendo apenas etapa prévia de controle.

Quem faltar à vistoria terá 48 horas para se justificar, correndo o risco de suspensão e cancelamento da autorização para operar no sistema.

Outros pontos a serem verificados são itens indispensáveis para a continuidade do serviço, como insulfilme adequado, padronização de numeração, contrato e cor.

Leia mais:

Empresas de ônibus não pagam trabalhadores, denuncia vereador

 

Com informações da assessoria

 

Foto: Divulgação / Semcom