Ampliação da estação de tratamento beneficia 100 mil na zona Norte

Publicado em: 04/07/2018 às 19:23 | Atualizado em: 04/07/2018 às 19:27
A Prefeitura de Manaus e a concessionária Manaus Ambiental entregaram nesta quarta-feira, dia 4, a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Timbiras, localizada entre os bairros Flores e Cidade Nova. A obra deixa Manaus com a maior estação de tratamento da região Norte.
Mais de 100 mil usuários de conjuntos e comunidades da zona Norte da cidade serão beneficiados com a ampliação da ETE, que duplicará sua capacidade de tratamento de 110 litros por segundo para 220 litros por segundo.
Além da reforma, o sistema inclui ainda a implantação de novas elevatórias que vão direcionar o esgoto de áreas da zona Norte para a ETE Timbiras, que fará o tratamento e a devolução ao meio ambiente dentro dos padrões exigidos pela legislação ambiental.
Água 95% pura
A estação faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário Cidade Nova e representa um investimento total de, aproximadamente, R$ 32 milhões da concessionária em saneamento básico, conforme o Plano de Metas firmado com a Prefeitura de Manaus.
“Com este investimento da coleta de esgoto, o tratamento das águas vai acontecer em todos os núcleos da Cidade Nova e mais os bairros adjacentes da zona Norte. A água vai passar a ser devolvida 95% pura ao igarapé e, contando com o apoio da população em não jogar lixo nos Igarapés, esperamos que a poluição dos mesmos diminua, melhorando a qualidade das águas, que um dia podem recuperar os igarapés da cidade”, disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), que visitou a área da água que é despejada mais limpa de volta aos igarapés.
A iniciativa representa um avanço no planejamento da Prefeitura de Manaus que tem como meta ampliar para 80% a cobertura de esgoto na capital até 2030.
“O contrato de concessão prevê, que ao longo dos anos, façamos diversos investimentos na ampliação do acesso à coleta e tratamento de esgoto e a grande meta é até o ano 2030, termos 80% de cobertura de tratamento e coleta de esgoto, levando mais qualidade de vida para a população e preservando o meio ambiente” relatou o diretor-presidente da Manaus Ambiental, Renato Medicis.
*Com informações e foto da Semcom.