Presidente do Caprichoso anuncia acordo trabalhista histórico

Conforme Jender Lobato, os advogados do Caprichoso vinham atuando durante sua gestão para resolver essas pendências.

Presidente do Caprichoso anuncia acordo trabalhista histórico

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 20/06/2023 às 14:59 | Atualizado em: 21/06/2023 às 16:06

O presidente do boi Caprichoso, Jender Lobato, disse hoje (20) ao BNC Amazonas em Parintins que realizou um acordo histórico sobre dívida com trabalhadores da agremiação. Trata-se de um problema herdado de gestões passadas, de dez anos atrás.

Lobato disse que assinou um acordo com trabalhadores na Justiça cível e do trabalho de Parintins, feito que ele considera como o primeiro da história da agremiação.

A gente firma um acordo trabalhista depois de dez anos discutindo e buscando a melhor solução para o impasse junto ao Ministério do Trabalho. Nossa gestão tem buscado alinhar os trabalhos artísticos e administrativos para fazer nosso boi campeão dentro e fora da arena, afirmou.

Conforme Lobato, os advogados do Caprichoso, Leonardo Fernandes, Victor Góes e Porfirio Neto, do Escritório Lyra Góes & Advogados Associados, vinham atuando durante sua gestão para resolver essas pendências.

“Isso é algo que viemos buscando desde 2020 em reuniões com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, com o juíz titular de Parintins, juiz substituto, para que pudéssemos alcançar essa vitória que hoje chegou”, disse.

Leia mais

Pelo 11° ano, trabalhadores dos bois de Parintins tentam receber direitos

Redução de problema

Lobato assegura que o momento é festivo para o Caprichoso e para os trabalhadores que atuaram no bumbá.

O Caprichoso está regularizado diante de seus trabalhadores e seus credores, isso nos orgulha muito, pois são anos de luta, de diálogo, de muito trabalho de nossa parte para solucionarmos essa questão.

Com essa negociação, segundo Lobato, ele se torna o presidente que mais reduziu dividas do bumbá, em mais de 50%.

Defesa dos trabalhadores

Para a advogada dos trabalhadores, Ana Claudia Vieiralves, houve uma pressão popular e devido a isso, foi realizado o acordo de hoje.

Como resultado, ela destacou dois pontos:

  • O acordo entabulado está longe de ser o ideal aos trabalhadores. Não foram aceitas nenhum sugestão dos advogados dos trabalhadores sob ameaça de não ser feito o acordo.
  • O acordo só ocorreu, devido ao esforço e empenho do Jender Lobato, parabenizo.

“No mais, foi um acordo para dar satisfação social e amenizar o descrédito”, disse.

Quanto ao boi vermelho e branco, ela repudiou a atitude da presidência do Garantido, que, ao seu ver, fez de tudo para atrapalhar as tratativas.

“Mas foi vencido pelo presidente do Caprichoso, com a maestria e boas relações para conseguir a conciliação e aporte financeiro da Coca-Cola, e Amazonbest”, concluiu.

Foto: divulgação