Presidente Figueiredo reabre o turismo a partir de 1º de junho

Atividade Ă© a principal força da economia local. Retomada dos serviços essenciais no municĂ­pio obedecerĂ¡ regras de prevenĂ§Ă£o ao coronavĂ­rus

Cachoeira Iracema

Israel Conte, da redaĂ§Ă£o

Publicado em: 29/05/2020 Ă s 12:55 | Atualizado em: 29/05/2020 Ă s 13:00

O municĂ­pio de Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus) reabre o turismo a partir de 1º de junho.

A atividade é a principal força da economia local e estava suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A data segue o calendĂ¡rio do Governo do Amazonas para retomada gradual dos serviços essenciais.

De acordo com o prefeito Romeiro Mendonça (Progressistas), a reabertura desta e de outras atividades seguirĂ¡ regras recomendadas pelas autoridades de saĂºde.

“SerĂ¡ uma reabertura controlada, via projeto de lei, que seguirĂ¡ todas as regras de prevenĂ§Ă£o ao coronavĂ­rus. Visa flexibilizar a retomada de algumas atividades em Presidente Figueiredo e a principal delas Ă© o turismo”, informou Romeiro ao BNC Amazonas. 

Barreiras sanitĂ¡rias

AlĂ©m da retomada gradual das atividades, a populaĂ§Ă£o de Presidente Figueiredo jĂ¡ vive sob outras medidas de proteĂ§Ă£o e prevenĂ§Ă£o ao coronavĂ­rus adotadas pela prefeitura.

As barreiras sanitĂ¡rias, por exemplo, instaladas nas duas entradas do municĂ­pio (Km 100 e Km 200, da BR-174) evitam que pessoas e veĂ­culos entrem na cidade sem antes passar por jatos de higienizaĂ§Ă£o.

O uso de mĂ¡scaras Ă© obrigatĂ³rio e das 21h atĂ© 6h da manhĂ£ Ă© decretado o toque de recolher.

Ainda conforme a prefeitura, ruas e calçadas passam por constante processos de desinfecĂ§Ă£o.

 

Testes crescem

De acordo com o boletim da FundaĂ§Ă£o de VigilĂ¢ncia em SaĂºde (FVS-AM), Presidente Figueiredo registra atĂ© 28 de maio, 365 casos e 15 mortes por coronavĂ­rus.

Conforme o prefeito Romeiro Mendonça, o nĂºmero de casos confirmados cresceu porque mais testes estĂ£o sendo feitos.

“Os nĂºmeros cresceram porque estamos testando muito. TrĂªs mil jĂ¡ foram testados. E receberemos nos prĂ³ximos dias mais 5 mil testes rĂ¡pidos. Estamos, inclusive, indo na casa das pessoas do grupo de risco porque muitas tĂªm medo de ir ao hospital e se contaminar”, disse o prefeito.

 

ParaĂ­so

Presidente Figueiredo Ă© mundialmente conhecida como a Terra das Cachoeiras.

SĂ£o mais de 100 catalogadas de diversos tamanhos e formatos, alĂ©m de corredeiras.

Pela proximidade com a capital Manaus, desponta como um dos principais destinos de ecoturismo e turismo de aventura da regiĂ£o.

 

Foto: Mala de Aventuras/ReproduĂ§Ă£o