Presídios vão passar por “pente fino” e medidas apertam vigilância

Iram Alfaia, de Brasília | Aperto na vigilância de presos com operação foi acertada entre Moro e Wilson

presídios João Branco

Publicado em: 11/02/2020 às 23:58 | Atualizado em: 11/02/2020 às 23:59

Começa neste dia 12, quarta-feira, uma operação “pente fino” (revista) em todos os presídios do Amazonas para prevenir rebeliões e outras ocorrências promovidas pelos presos. Uma equipe do Ministério da Justiça e Segurança Pública já se deslocou para Manaus para ajudar nessa atividade.

O anuncio foi feito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), após reunião desta terça com o ministro Sérgio Moro, em Brasília.

Wilson Lima explicou que a medida visa aprimorar a segurança nos presídios e dificultar qualquer comunicação dos presos com a parte externa. Fiscalização mais rígida também quer evitar entrada nas unidades de produtos que não são permitidos.

Segundo o governador, a equipe de inteligência do estado detectou o acirramento da briga entre grupos criminosos do tráfico de drogas por territórios.

“Os últimos movimentos que foram captados pelo nosso setor de inteligência com relação a esses grupos criminosos nos acenderam um alerta, por isso que nós estamos vindo aqui com o ministro Sergio Moro e toda a sua equipe para alertar sobre a situação e tomar algumas ações de prevenção”, afirmou.

 

Leia mais

Moro reforça ações de Wilson contra crime organizado no Amazonas

 

Força Nacional

Preocupado com a situação no estado, Moro colocou à disposição do governador o uso de militares da Força Nacional e a transferência presos do estado para as unidades federais. Ouviu de Wilson Lima que a situação está sob controle.

Wilson disse que por enquanto essas medidas não são necessárias, mas, se precisar, vai recorrer ao ministro.

O governador disse que o trabalho no momento está focado na prevenção e uso de inteligência.

 

Foto: Divulgação/Secom (arquivo)