Produção industrial no AM cresce 5,8% em setembro, aponta IBGE

O estado registra alta pelo quinto mês seguido e, de acordo com o Instituto, "supre as perdas das paralisações da indústria devido à pandemia de Covid-19."

Suframa aponta queda no faturamento do PIM nos cinco primeiros meses

Ferreira Gabriel

Publicado em: 11/11/2020 às 16:01 | Atualizado em: 11/11/2020 às 17:39

A produção industrial no Amazonas subiu 5,8% no mês de setembro em relação a agosto desde ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (10).

O estado registra alta pelo quinto mês seguido e, de acordo com o Instituto, “supre as perdas das paralisações da indústria devido à pandemia de Covid-19.”

O desempenho de 5,8% posicionou o estado na segunda posição entre as outras unidades da federação. A princípio, os melhores estão os do Paraná, com 7,7%, e São Paulo, com 5,0%.

Os piores desempenhos foram os Estados do Mato Grosso, com -3,7%, Rio de Janeiro, com -3,1%, e Pará, com -2,8%.

Além do Amazonas, oito estados recuperaram em setembro o patamar de produção pré-pandemia. Portanto, são eles: Ceará, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Os resultados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-Regional), divulgada hoje (10) pelo IBGE.

Na comparação com agosto de 2020, a indústria amazonense registrou, em setembro, uma variação de 5,8%. A média nacional foi de 2,6%, em setembro.

Leia mais no G1

 

 

 

Foto: Divulgação/Secom

 

 

 

Leia mais

Produção industrial no país cresce 2,6%, quinta alta seguida