A indústria de motocicletas instalada no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) alcançou um marco histórico no primeiro quadrimestre de 2023.
Foram produzidas 513.879 unidades, o que representa um crescimento de 16,8% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram fabricadas 439.817 unidades.
Esse foi o melhor resultado para os quatro primeiros meses do ano desde 2014, quando foram produzidas 559.075 motocicletas .
Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que atribui o desempenho positivo à alta demanda por motos no país. Segundo o presidente da entidade, Marcos Antonio Bento, a motocicleta se consolidou como um meio de transporte econômico, ágil e seguro.
“O ritmo atual das linhas de produção está dentro do planejado para atingirmos a estimativa de fabricar 1,55 milhão de unidades este ano. Com isso, vamos crescer aproximadamente 10% em relação a 2022”, afirma Bento.
Ele ressalta, porém, que há fatores socioeconômicos que podem afetar o mercado, como a alta das taxas de juros, o acesso ao crédito e a diminuição do poder aquisitivo da população.
Vendas em Alta
As vendas no varejo também registraram um crescimento expressivo no acumulado do ano. Foram licenciadas 478.178 motocicletas, um aumento de 25,1% em relação ao mesmo período de 2022 (382.380 unidades).
Assim como a produção, esse foi o melhor resultado em nove anos para os quatro primeiros meses do ano.
Com 63.449 unidades e 52,5% de participação no mercado, a categoria Street ficou em primeiro lugar no ranking de emplacamentos em abril. A Trail ficou em segundo lugar (23.115 motocicletas e 19,1% dos licenciamentos) e a Motoneta, em terceiro (16.190 unidades e 13,4%).
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Foto: José Paulo Lacerda