Programas do setor primário de Coari mobilizam mil agricultores
Prefeitura realizou primeira etapa do Plano Integrado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 14/08/2025 às 10:39 | Atualizado em: 14/08/2025 às 10:39
Cerca de mil agricultores do município de Coari participaram, na última segunda-feira (11), da primeira etapa de cadastro para adesão aos programas do Plano Integrado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.
A ação mobilizou cerca de 50 técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura Rural, que orientaram os produtores e informaram sobre os benefícios previstos no plano.
Durante o encontro, agricultores se inscreveram para receber kits de cultivo com sementes de alto padrão e participar de projetos como o manejo e beneficiamento do pirarucu defumado.
Além disso, conheceram as unidades demonstrativas que serão instaladas nas calhas dos lagos de Coari, Mamiá, Piorini, alto, médio e baixo rio Solimões, rio Copeá e áreas de estradas e ramais.
De acordo com a prefeitura, essas unidades funcionarão como laboratórios vivos para aplicação de tecnologias sustentáveis e manejo eficiente da produção.
Pacote de ações
O pacote de ações do Plano Integrado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável inclui assistência técnica gratuita, distribuição de insumos e implementos agrícolas, apoio à comercialização, acesso facilitado ao crédito pelo Banco do Povo.
Ainda, o uso da patrulha mecanizada municipal, doação de mudas e certificação de produtos com selo municipal de qualidade. Também está prevista a criação da Rede de Integração Sustenta Coari e do Qualifica Coari, voltados à capacitação e troca de experiências entre produtores.
Potencial de transformação
Para o prefeito Adail Pinheiro, a iniciativa inaugura um novo ciclo de progresso em Coari.
“Chegou a hora de investir em todas as áreas do setor primário para que possamos ser autossuficientes e exportar. Vamos dar exemplo de investimento, incentivo e produção”.
O deputado federal Adail Filho, presente ao lançamento, reforçou o potencial transformador da medida.
“Será um divisor de águas no desenvolvimento econômico de Coari, pois cria alternativas de geração de renda, fortalece as cadeias produtivas e estimula o setor primário com responsabilidade e sustentabilidade. Não tenho dúvida de que será referência, e vamos apresentá-lo ao Ministério da Agricultura para atrair mais investimentos”.
Leia mais
Adail Filho garante R$ 100 milhões para investimentos em Coari
Produtores comemoram
Produtores rurais também celebraram a novidade. Para Ana Lúcia Menezes, da comunidade São José do Lago do Catoá, no alto Solimões, a chegada do plano amplia horizontes.
“Nós só trabalhávamos com banana e mandioca. Com esse projeto, podemos ampliar a produção e melhorar nossa renda”.
Já José Maria, da comunidade Nova Jerusalém, no rio Copeá, destacou a importância do apoio recebido.
“Esse plano terá grande êxito nas comunidades rurais porque é um incentivo importante para todos nós e vai ajudar muito no desenvolvimento de toda a região”.
Foto: divulgação