Prosamin é foco de troca de experiência com Paraguai e Panamá

Manaus sedia evento do BID, financiador de projetos socioambientais

Publicado em: 19/06/2023 às 21:00 | Atualizado em: 20/06/2023 às 11:34

O Amazonas sedia, de 20 a 22, o intercâmbio de experiências com programas de intervenção socioambiental, envolvendo reassentamento involuntário de populações, no Brasil, Paraguai e Panamá.

Organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo do Amazonas, via Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o evento busca troca de experiências entre o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin) com projetos similares realizados pelos governos dos países visitantes.

A programação se inicia às 8h na sede da UGPE, órgão vinculado à Sedurb, pasta responsável pela execução do Prosamin.

A programação inclui visitas de campo e atividades programadas em conjunto com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC).

Além de consultores e especialistas do BID, estarão em Manaus técnicos do Ministério de Obras Públicas e Comunicações e do Ministério de Moradia e Habitação, do Governo do Paraguai, e representantes do Governo do Panamá.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campelo, essa é uma oportunidade de troca de conhecimentos.

“Receber três projetos aqui em Manaus para conhecer a nossa forma de trabalho, nosso modelo de reassentamento, de ação social, resultados e lições aprendidas, certamente é uma chance de contribuir, para todos os participantes, com a melhoria contínua desses programas, tanto no nosso estado, quanto em outros países”, afirmou.

Para o consultor social do BID, Nelson Simões, um dos motivos da escolha de Manaus como sede do evento foi justamente o sucesso do Prosamin em todas as suas etapas de implementação.

“Esse evento vai divulgar a experiência exitosa do Prosamin para outros projetos financiados pelo BID na América Latina. Em termos de execução, é um dos projetos mais bem sucedidos que o BID tem no Brasil”.

Leia mais

Prosamin reassenta mais 192 famílias de comunidades em Manaus

Programação

No primeiro dia, os participantes apresentarão as características de seus respectivos projetos, incluindo os planos de ação, os objetivos, estágios atuais e metas alcançadas.

Na quarta-feira pela manhã, as comitivas vão a campo, com visitas a projetos do Prosamin, como o residencial Mestre Chico e o parque das Araras, uma obra complementar do programa, que transformou uma área alagadiça e degradada às margens do igarapé em um espaço de lazer e exemplo de cuidado ao meio ambiente, na Praça 14, zona sul de Manaus.

À tarde, os técnicos voltam a se reunir e dividem experiências sobre problemas e soluções encontradas nas fases de implantação, momento em que a UGPE apresentará a metodologia de reassentamento usada pelo Prosamin e pelo Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Maués, agora iniciando também em Parintins.

Na quinta-feira será a vez das visitas às comunidades da Sharp e Manaus 2000, nas zonas leste e sul, onde o Governo do Amazonas vai reassentar 2.383 famílias e realizar obras de saneamento básico, requalificação urbanística e habitação.

À tarde, os participantes encerram o evento com uma dinâmica interna, apresentando e debatendo os resultados e como cada um pretende levar e implementar o que foi discutido em Manaus para seus próprios programas.

Foto: Antônio Lima/Secom