ProUni abre processo seletivo para bolsas remanescentes nesta segunda

O ProUni elimina os pesos que as faculdades atribuem aos resultados obtidos nas diferentes provas do Enem. Essa nova regra consta de portaria ministerial de 15 de abril de 2021

prouni, processo, seletivo, remanescentes

Publicado em: 03/05/2021 às 18:29 | Atualizado em: 03/05/2021 às 18:29

O ProUni (Programa Universidade para Todos) abriu, nesta segunda-feira (3), o processo seletivo de alunos para bolsas remanescentes em universidades particulares.

O anúncio é do Ministério da Educação (MEC), e a seleção é para o primeiro semestre deste ano.

Os interessados em garantir bolsas parciais (50% de desconto) ou integrais (100% pago pelo governo federal) em instituições privadas terão somente até as 23h59 desta terça-feira (4) para realizar a inscrição.

De acordo com publicação do Estadão, a inscrição deve ser feita exclusivamente pela página do ProUni. A reportagem é republicada pela CNN Brasil. 

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.  

Além disso, para concorrer a uma das vagas remanescentes o aluno deve ter obtido 450 pontos no conjunto de provas do Enem e não ter tirado zero na redação.

Candidatos que prestaram outras edições do vestibular poderão usar a maior nota obtida nas provas anteriores para disputar o acesso às bolsas.

Mudanças no ProUni 

No último dia 15, o MEC publicou a Portaria nº 212/2021, que altera os critérios que determinam a classificação do candidato no vestibular.

A nova regra dá peso maior ao desempenho médio do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para, assim, selecionar aqueles que devem ocupar bolsas remanescentes do ProUni. 

Com a portaria, o ProUni elimina os pesos que as faculdades atribuem aos resultados obtidos nas diferentes provas do Enem a depender da carreira acadêmica que o aluno deseja cursar.

Neste novo modelo, apenas a média aritmética das quatro provas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática) e da redação serão considerados.

Leia mais na CNN Brasil

Foto: ABr