Fiscalização falha, veículos pesados fazem o que querem em Manaus, diz Ramos

Marcelo Ramos denuncia a circulação irregular de veículos pesados em Manaus e cobra fiscalização rigorosa após acidente fatal na cidade.

Diamantino Junior

Publicado em: 04/09/2024 às 10:13 | Atualizado em: 04/09/2024 às 10:14

O candidato a prefeito de Manaus pelo PT, Marcelo Ramos, disse neste dia 4 que já alertava, desde a pré-campanha, sobre a circulação de veículos pesados pelas principais vias da cidade em horários de pico.

Portanto, fora de horário determinado pela lei.

De acordo com o ex-deputado federal, o decreto municipal 2.100/2013 criou a zona máxima de restrição de circulação desse tipo de veículo, principalmente carretas e caminhões.

Dois anos depois, uma portaria da prefeitura (66/2015) atualizou o decreto quanto à restrição no trânsito para dar fluidez e segurança.

“Nós precisamos executar esse decreto porque o trânsito em Manaus está ficando caótico. Essas carretas atormentam a vida das pessoas que querem circular com mais rapidez na cidade. É tempo que as pessoas perdem com as suas famílias, perdem qualidade de vida. Temos um anel viário que foi construído para o tráfego de caminhões. Nós vamos enfrentar isso com muita seriedade e eficiência”, afirmou ele.

Além de retirar de circulação carretas em horários de pico das grandes avenidas, Ramos disse que é preciso haver fiscalização eficiente do órgão de trânsito da cidade.

O que diz a lei:

Caminhões e carretas só deveriam trafegar em determinados horários.

Os de peso bruto total acima de oito toneladas são proibidos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Veículos com peso total de mais de 16 toneladas, a restrição é das 6h às 17h. Em algumas vias, a limitação é até às 20h.

Transitar fora desses horários sem a autorização especial de tráfego resulta em infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira nacional de habilitação, além de retenção do veículo.

Leia mais

Acidente entre carreta e ônibus deixa feridos no BR-174

Acidentes

De acordo com Ramos, a lei não é cumprida e a fiscalização, se existe, é falha.

Como resultado, nos últimos meses, há crescente casos de acidentes de trânsito envolvendo veículos pesados, afirmou o petista.

Por exemplo, engrossa essa estatística a morte de um trabalhador em via da zona sul de Manaus nesta terça-feira, 3 de setembro.

Carreta com contêiner tombou sobre um carro de passeio no bairro Colônia Oliveira Machado, esmagando o motorista.

Foto: divulgação