Rede de água no Parque das Tribos beneficia 2,5 mil moradores

Mariane Veiga
Publicado em: 06/11/2019 às 15:33 | Atualizado em: 06/11/2019 às 15:33
A obra de implantação da rede de abastecimento de água, que vai atender mais de 2,5 mil moradores do Parque das Tribos, no bairro Tarumã, foi vistoriada, nesta quarta-feira, dia 6, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB).
Com 98% dos domicílios da cidade atendidos, a comunidade, que existe desde 2014, é um dos poucos locais onde a água tratada não chega às torneiras.
“Tenho muito apreço a essa comunidade, que já recebeu asfalto na sua primeira etapa e a segunda também será beneficiada, assim que for finalizado o trabalho da Águas de Manaus”. “Teremos poços tubulares, que mantém a nossa meta de 98% de abastecimento na cidade, e eles aguentam a distribuição enquanto as obras de implantação das novas redes avançam”, disse Arthur.
A promessa de água tratada no Parque das Tribos foi feita pelo próprio prefeito, durante uma de suas visitas, quando constatou que a água potável era vendida para os moradores.
Reconhecido como o primeiro bairro indígena da capital, por abrigar 35 etnias, entre elas Apurinã, Baré, Mura, Kokama, Tikuna, Wanano, Sateré-Mawé e Tukano, a comunidade recebe diariamente carros-pipa para fazer o abastecimento de água, esse serviço é feito pela empresa Águas de Manaus.
Durante sua caminhada pelo local, o prefeito recebeu várias demandas e agradecimentos, entre elas a implantação de uma escola, que ele assegurou que será inaugurada em breve e com educação em dois idiomas – língua portuguesa e indígena. “Estamos concluindo uma escola, que será bilíngue e digna da comunidade indígena”, afirmou.
Arthur disse, ainda, que em suas visitas às comunidades leva também um gabinete itinerante, com a presença dos secretários para avaliar as demandas e atender de imediato o que é possível. “A gente faz um gabinete na rua mesmo. A gente vê o que pode, o que não pode, prefiro dizer o não verdadeiro que o sim mentiroso. Com todas as secretarias presentes para atender o que é possível”, destacou.
O Cacique Messias Kokama, representante do Parque das Tribos, ressaltou a parceria firmada entre a prefeitura e a comunidade. “Na última vez que ele (prefeito) esteve aqui fechou uma parceria com o Parque das Tribos, que está recebendo água, asfalto, luz e uma escola que está saindo. Acredito que em janeiro ele estará de volta para inaugurar essa escola”. “É a primeira vez que a cidade ver um prefeito com compromisso sério com a qualidade de vida da população”, defendeu.
Rede de abastecimento
Segundo a prefeitura, as obras foram iniciadas no mês de outubro e estão seguindo o cronograma previsto. A concessionária já começou a executar uma série de iniciativas para garantir o abastecimento da localidade. Fazem parte desse projeto, a implantação de 7.830 metros de rede de distribuição de água e 657 ligações domiciliares.
O novo sistema ainda contará com um Centro de Produção de Água Subterrânea (CPAS), que consiste em um poço tubular com 200 metros de profundidade e um reservatório com capacidade para 300 mil litros de água tratada na região.
“Esse bairro é único no Brasil. Estou feliz de estar aqui. Estamos com 70% das obas concluídas e isso foi uma provocação direta do prefeito Arthur Neto”, comentou o diretor-executivo da Águas de Manaus, Luiz Couto.
No fim do ano passado, foi iniciado um sistema para levar água até as comunidades Parque Solimões, Parque Riachuelo I, II e Portal Tarumã, também na zona Oeste. No total, serão implantados 27,5 quilômetros de novas redes, três poços e um reservatório de 2,5 milhões de litros de água potável, que devem beneficiar 12 mil moradores nas duas localidades.
A administração municipal destacou que todas as obras de expansão de rede estão previstas no contrato com a empresa concessionária, fiscalizado pela Agência Reguladora de Serviços Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).
Com informações da Semcom.
Leia mais
Arthur Neto cria centro de controle para projeto Manaus Inteligente
Foto: Alex Pazuello/Semcom