Rio Madeira, importante para Amazonas, pode ficar com 2,2 m de água
Hoje o nível já é abaixo de 2023, da maior vazante.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 08/07/2024 às 15:30 | Atualizado em: 08/07/2024 às 15:31
De acordo com técnicos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), até o final deste mês, o nível do rio Madeira pode chegar a 2,28 metros de água.
Considerado-se uma anomalia severa muito maior do que o mesmo período do ano passado e com a previsão ainda de sofrer tendência a chegar a menos de 1m durante o próximo trimestre.
Vale ressaltar que o Madeira é um rio importante para o Amazonas.
Conforme o site Rondônia Agora, na sexta-feira (5) o Rio Madeira registrou 3,90 metros, bem abaixo do ano passado para o mesmo período.
Nesse sentido, o prognóstico da situação de crise hídrica é que a situação da seca do Madeira seja de moderada a severa.
Como resultado, a severa estiagem resulta no exaurimento da água nos mananciais, o que causa o desabastecimento de água às populações localizadas em áreas urbanas e rurais.
E, consequentemente, prejuízos econômicos e sociais à comunidade afetada, impactos graves nas atividades agrícolas, na pecuária, na navegabilidade do Rio Madeira e em outras atividades econômicas essenciais à população.
Dessa forma, especialistas concluíram que as previsões meteorológicas preveem ainda baixos níveis pluviométricos em virtude do fenômeno El Niño.
Ao mesmo tempo disseram que, mesmo com probabilidade grande da instalação do fenômeno La Niña, não haverá mudança nessa região região, por já se tratar de uma época seca e sem chuvas.
Leia mais em Rondônia Agora
Leia mais
Rio Madeira secando e estiagem de um mês faz Rondônia decretar emergência
Rio Madeira: dragagem vai ser entre Manicoré, no AM, e Porto Velho, em RO
Foto: Defesa Civil/ Porto Velho