Dois dos três senadores, Hiran Gonçalves (PP) e Mecias de Jesus (Republicanos), prestaram apoio ao governador de Roraima Antonio Denarium (PP) após ele ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) nessa segunda-feira (14).
Mecias usou a tribuna do Senado para se pronunciar sobre a decisão e disse respeitar o judiciário roraimense, mas criticou a cassação do mandato do vice-governador Edilson Damião (Republicanos) e atribuiu a distribuição de cestas básicas pelo governo devido à crise migratória venezuelana.
“Ele distribuiu com a chegada de milhares de venezuelanos no nosso estado. Vale registrar que o governo federal, nem o governo anterior e nem o governo atual, chegou a repassar qualquer real ou qualquer assistência para o governo do estado ou para as prefeituras da capital e do interior para cuidar dos venezuelanos, para cuidar da fome daquele momento de pandemia que vivíamos”, criticou.
Antonio Denarium, que está no segundo mandato, teve o cargo cassado por quatro votos a três.
Em nota, ele afirmou que segue no exercício do estado e que está “com a consciência tranquila de que fiz o correto pelo bem do nosso povo”. Conforme publicou o G1, o governador recorrerá da decisão.
Leia mais
A cassação gerou uma onda de publicações de apoio ao governador nas redes sociais.
Dessa forma, servidores, vereadores, prefeitos do interior de Roraima e senadores prestaram apoio a Denarium.
“O nosso governador provará, nos fóruns adequados, que ele é absolutamente isento e continuará governando o nosso estado, porque precisamos de um homem como ele, competente, trabalhador, e que resgatou o orgulho de dizermos ‘nós somos de Roraima'”, disse Hiran Gonçalves.
Dos oito deputados federais por Roraima, cinco deles se solidarizaram com o governador. Já no âmbito estadual, 16 dos 24 deputados publicaram mensagens de apoio.
Leia mais no G1 .
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil