São Raimundo chora perda da diretora do SPA para coronavírus

Diretora-geral do SPA São Raimundo estava internada no hospital 28 de Agosto. Ela é uma dos 376 profissionais de saúde afastados pelo coronavírus

São Raimundo

Aguinaldo Rodrigues, da Redação

Publicado em: 18/04/2020 às 17:21 | Atualizado em: 18/04/2020 às 17:21

Ana Valéria Matos, diretora-geral do SPA do bairro São Raimundo, na zona oeste de Manaus, faleceu no início da tarde deste sábado (18). De acordo com informações de fonte da saúde do estado, ela estava internada há dias no hospital 28 de Agosto, contaminada pelo coronavírus (covid-19).

Nas redes sociais, a comunidade do bairro lamentou a morte da gestora da principal unidade de saúde do São Raimundo.

Conforme a secretária de Saúde (Susam), Simone Papaiz, a diretora é uma das centenas de profissionais do estado infectadas pelo vírus.

“Só para ter uma ideia, o SPA Alvorada, em uma semana, teve 52 profissionais atestados [com coronavírus] e afastados do trabalho”.

Estão afastados 376 agentes do setor de saúde do Amazonas até às 15h deste sábado pelo coronavírus. São 56 médicos, 69 enfermeiros e 154 técnicos. Essa conta, portanto, não inclui profissionais de saúde do município.

Simone disse que isso vem impactando fortemente no atendimento nos SPA, principalmente, Essas unidades funcionam como a porta de entrada nos bairros para os que procuram socorro contra as doenças respiratórias, e outras.

 

Leia mais

Amazonas amarga mais 20 óbitos do coronavírus em 24 horas

 

Servidora da Semsa morre de coronavírus em SPA da zona norte

 

Baixas prejudicam atendimento

Dessa maneira, o atendimento no sistema de saúde do estado na capital bateu no limite da capacidade, segundo a secretária.

“Hoje estamos no limite máximo de atendimento. Ainda fazemos assistência, mas isso vai ser progressivo a cada dia”.

A secretária acrescentou ainda que os profissionais de saúde nos SPA e nos hospitais, além do quadro reduzido, sofrem ainda desgaste físico-emocional.

E as baixas do pessoal da linha de frente agravaram a prestação de serviço.

De acordo com ela, a Susam nas últimas 72 horas tem procurado suprir essa deficiência na linha de frente. Por exemplo, a convocação de 517 médicos, enfermeiros, técnicos, de concurso de 2009 do Corpo de Bombeiros.

Primeiramente, e emergencialmente, esse grupo vai ser empregado no hospital Nilton Lins, a ser inaugurado neste final de semana pelo governador Wilson Lima.

Além disso, disse Simone, o governo está contratando técnicos de enfermagem por meio de um processo seletivo que encerrou inscrição ontem. Serão contratados 704 profissionais.

 

Leia mais

Amazonas repudia ataques a pesquisadores pelo uso da cloroquina

 

Escritor Tenório Telles deixa hospital Samel curado de coronavírus

 

Foto: Reprodução/internet